O Postcrossing é um projeto na internet que consiste na troca de postais entre membros registados no site.  Os participantes que enviam um postal para um utilizador no mundo, e  irão também receber pelo menos um de um outro utilizador de qualquer país do mundo.

Criado em Julho de 2005 por Paulo Magalhães, um jovem estudante português, este projeto tem sofrido pequenas alterações com vista ao seu aperfeiçoamento, e tem sido também assunto na imprensa um pouco por todo o mundo.

O objetivo deste projeto é permitir a qualquer pessoa receber postais de todo o mundo fazendo parte do postcrossing. A regra base é a seguinte: se enviar um postal, irá receber um de volta, de um outro postcrosser em algures no mundo. A motivação para  a troca de postais é porque existem muitas pessoas que gostam de receber correspondência física, e não apenas virtual, e esta é a forma de poder receber postais de todo o mundo, de países que nem sequer sabemos que existem.

O registo no site é gratuito, a única coisa que se paga é o envio, que ronda neste momento os 0,9€ (depende se é para a Europa, Portugal, Espanha, ou Resto do Mundo), e os postais, que se conseguem comprar por preços acessíveis.

Como Funciona?

O primeiro passo é inscrever-se no site: www.postcrossing.com. Depois de preencher a inscrição, onde colocamos a morada, uma descrição de nós, e do que gostaríamos de receber, vem a parte divertida: Pedir a primeira morada. Para isso basta na página inicial carregar em “Send a Postcard”, a morada é totalmente aleatória.

O número de postais que se pode enviar ao mesmo tempo inicialmente são 5, contudo com o aumento do número de postais enviados, este número aumenta até aos 100 postais a viajar ao mesmo tempo.

Por fim, basta esperar que o nosso postal chegue e quando o outro utilizador o registar, através do ID que temos de escrever no postal, a alguém irá calhar a nossa morada, e receberemos um postal.

A Minha Experiência

Inscrevi-me no Postcrossing à 1 ano, apesar de já ter conhecimento dele desde dos meus tempos de secundário, onde uma professora tinha um grupo onde os alunos enviavam. Já recebi e enviei cerca de 50 postais, e muitos outros através do Swap.

O Swap é uma troca de cartas, postais, pequenas lembranças através do postcrossing. Não entra no registo e o site não se responsabilizam se alguma coisa correr mal (como por exemplo, não recebermos nada de volta). Contudo no perfil de cada utilizador diz se este está ou não disposto a swaps, e podemos entrar em contacto com ele.

Neste momento troco cartas com pessoas de um pouco de todo o mundo, como Japão, Rússia, Lituânia, Espanha, Áustria, Bélgica, Suécia e República Checa.

Foi das minhas grandes experiências, e das melhores coisas em que me inscrevi em 2016, principalmente porque conheci muitas pessoas, novas realidades, e paisagens magnificas.

Aconselho que participem porque nos dá oportunidade de viajar para locais onde seria muito complicado ir, sem sair de casa.

Please follow and like us:

26 Comments

  1. Olá Liliana, tudo bem?
    Nossa que legal esse projeto.
    Conheço uma pessoa que vai amar conhecê-lo, meu esposo pois ele ama essas coisas, irei mostrar para ele. Um super beijo!!!

  2. Legal a experiência…obrigada por compartilhá-la conosco!Cartões Postais e selos são Lindos(as paisagens,o papel utilizado). Deve ser incrível a sensação de receber postais de pessoas de outra parte do mundo,uma verdadeira viagem…bjs

  3. olá! eu participo do mundo das cartas, envio cartas para diversas pessoas desconhecidas pelo brasil todo é um projeto lindo e sou apaixonada e esse projeto é familiar ao seu!
    parabens,beijos

  4. Muito massa esse projeto, no mundo onde a internet está virando uma coisa pra tudo, existe pessoas ainda que gosta dessas coisas, muito bom ♥

  5. O Postcrossing é um projeto bastante interessante, é uma forma de ficar conhecendo lugares que não conhecemos. Esse projeto é bom também porque acaba criando amizades virtuais, achei bem legal o projeto, bjs.

  6. Achei muito bacana esse projeto essa ideia eh muito boa mais acho que não teria paciência para participar mais é uma coisa para se pensar beijos sucesso

  7. Achei a ideia do projeto totalmente sensacional ! Em um mundo que hoje em dia é quase raro isso acontecer, nos leva a intimidade de ler um postal(ou carta) com a letra da pessoa. Feito a mão é bem mais pessoal. Adorei, não conhecia o projeto mas já apoio.

  8. Que projeto maravilhoso, adorei saber sobre ele. No momento estou trabalhando em um local bem longe dos correios e não consigo fazer essa troca, mas quando tiver possibilidade adoraria participar tbm.

  9. Olha que legal! Não conhecia esse projeto . É muito interessante porque é bom mesmo de vez em quando receber um a coisa física e não virtual kkk. Adorei e bjs 👍😘❤

  10. Oi, tudo bem? Que dica mais interessante, realmente é uma experiência gratificante trocar cartinhas. Minha irmã me apresentou esse site e gostei muito. Ainda não tive a oportunidade de escrever pra ninguém mas tenho vontade. Beijos, Érika =^.^=

  11. Nossa lembrei da minha adolescência quando trocava muitos postais e cartas, principalmente pra treinar o ingles! Muito legal esse projeto!

  12. Gente, que projeto legal, sou colecionadora de postais então acho que esse site é perfeito pra mim rs seria muito legal enviar e recebê-los de varios lugares do mundo 🙂

  13. Olá Liliana!
    Conheci este projeto recentemente, e já enviei alguns postais que estão a caminho, outros já chegaram, e já recebi 2. É uma experiência fantástica!!!
    Podemos fazer swap, mesmo com membros para quem ainda não tenhamos enviado postais? Digo isto, porque já andei a ver outros perfis, e gostei pois temos interesses em comum. Obrigada

    1. Olá Patrícia,
      Desde que dê para mandar mensagem podes fazer. Sei que há uma regra quanto a isso, ou é ter enviado um postal ou é passar x dias, mas tem a ver com o facto de poder enviar mensagem na plataforma.
      Qualquer coisa diz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial