Ler hoje em dia é cada vez mais caro, os livros atingem valores muito altos, e muitas pessoas não os conseguem comprar, ou pelo menos não tantos quanto gostariam. Uma opção é frequentar bibliotecas, onde lemos de graça, ou pagamos uma anualidade normalmente baixa. Contudo com o avanço da tecnologia é possível ler online, de forma gratuita e legal, só que não se tratam de livros que podemos encontrar nas livrarias, mas sim de novos autores.

Existem várias plataformas, mas as mais conhecidas são o Wattpad, Nyah! e Widbook, sendo o primeiro o mais reconhecido.

O Wattpad é uma excelente forma de ler e de divulgar os seus trabalhos para quem escreve, pode-se encontrar histórias de todos os géneros e em todas as línguas, e é totalmente gratuito tanto para quem lê como para quem escreve, tendo apps para iphones e smartphones, podendo ser utilizado também no computador. Apenas é necessário criar uma conta no site e mergulhar nas imensas aventuras literárias que vai encontrar.

De todas é a minha preferida e na qual estou ativamente, tanto leio como escrevo as minhas próprias histórias.

O Nyah! é um site onde também se pode ler e escrever, mas apenas em português, e não alberga o género “Ficção de Fãs”, mais conhecido por Fanfic. Para ler não é criar conta, mas para escrever sim, mas dá muito jeito criar conta por dá para comentar, recomendar e marcar em que capitulo é que vamos para não nos perdermos. 

Tenho um carinho muito especial por esta plataforma porque foi onde comecei a ler à muitos anos, e onde encontrei as melhores histórias que li até agora neste meio.

O Spirit é talvez a mais antiga de todas, mas que na minha opinião com o tempo tem perdido popularidade, principalmente com a adesão ao Wattpad, que ganhou a batalha das plataformas online de leitura e escrita. 

Como em todos é completamente gratuito, e pode-se escrever qualquer género tanto fanfics como originais. 

Na realidade são três excelentes formas de ler sem gastar dinheiro e também de ajudar a que novos escritores cresçam, e cada vez irão aparecer mais, pois a leitura online é cada vez mais frequente entre as camadas mais jovens. São também plataformas de lançamento de novos autores, pois cada vez mais as editoras procuram promessas da literatura futura nestas plataformas. 

21 Comments

  1. Oiii tudo bem?
    Fiquei apaixonada pela sua postagem menina, me lembro muito bem que por anos utilizei o wattpad, pois não tinha dinheiro para comprar os livros, ótima postagem.
    Abraços

  2. Wattpad, Nyah e Social spirit são minhas plataformas de leitura prediletas. É bom porque dá para descolar uma boa leitura de graça. Widbook eu não conhecia. Wattpad é a que eu uso mais, assim publico minhas histórias.

  3. Oiii tudo bem??

    Dessas só conhecia o Wattpad, achei muito interessantes, acabo usando outros recursos para driblar os preços dos livros.
    Bjus Rafa

  4. Muito bacana a sua dica! O wattpad eu já conhecia, mas fiquei super curiosa com nyah. Muito bacana que consigam divulgar e expandir a leitura dessa forma. Obg pelo post!

  5. Amei a dica. Só conhecia o Whattpad, vou passar a ler nas outras plataformas. Realmente, livros estão cada vez mais caros, é sempre bom conhecer novos autores, dar uma força e acabar conhecendo excelentes obras! Parabéns pelo blog, estou seguindo e voltarei sempre.

    Beijinhos.

    http://birdsalsocry.blogspot.com.br/

  6. Olá!
    Outra opção é a Amazon, hoje em dia os autores disponibilizam várias obras nos ebooks gratuitos e pra vc realizar a leitura é só baixar o aplicativo da Amazon ou no celular, tablets e partir pra leitura. Vale super a pena!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

  7. Olá!!
    Gostei do seu texto, não conheço todas as plataformas citadas mas já li muito no wattpad, dá pra encontrar muita coisa boa por lá. Infelizmente a realidade dos preços dos livros atualmente dificulta muito a compra

  8. Estas plataformas são uma mão na roda mesmo, apesar de não ter o costume de usá-las, sei que muitos aproveitam o benefício.
    Bjs, Rose.

  9. Oi!
    Adoreei o post! Sempre bom divulgar essas plataformas em que os leitores podem ler gratuitamente e de forma legal.
    Eu só uso o wattpad mesmo. Alias, amo a plataforma. Possui tantaaaa história, de tantos gêneros, tantas qualidades… haha É só a gente se jogar.
    Está difícil para a gente sobreviver somente a base de livros impressos, o preço só aumenta.

  10. Hey!!

    Adorei o post, ele é uma alternativa para aqueles que vivem falando que não leem por falta de condiçõe$, conheço todas as plataformas e sei que são incríveis!

    Bjos.

  11. Oie amore,

    Nem fale… valores… livros… muito caros mesmo, ultimamente.
    Adorei suas indicações das plataformas, vou deixar anotadas aqui, obrigada!
    Excelente post, parabéns!

    Beijoka!

  12. Olá, tudo bem?
    Super curti esse post. Infelizmente não temos dinheiro para comprar todos os livros que gostaríamos não é? Por isso essas plataformas grátis são realmente uma grande oportunidade de leituras. Conheço o wattpad e uso a um tempo e tenho que dizer, tem ótimos livros lá.
    Beijos

  13. Olá!
    Pois é, vimos tantos livros bons, mas, infelizmente, nem sempre podemos comprar todos. Geralmente aproveito as promoções para comprar, se encontro algum livro interessante. Tenho uma conta no Wattpad onde leio e publico minhas histórias. As outras plataformas eu não conhecia!!
    Beijos!

  14. só conhecia o Wattpad e mesmo assim nao foi útil pra mim… fiz conta la mas nunca encontrei livros que me a escrita me agradasse, não tem livros clássicos que tenho vontade de ler… prefiro frequentar bibliotecas, sebos…
    bjs…

  15. Oi, Liliana ^^
    O Spirit foi onde dei as minhas primeiras caminhadas no mundo da escrita. Sou da época que o título ainda era Animes Spirit. Ahushsususuaua
    Wattpad tentei me adaptar mas confesso que não consegui, infelizmente. Tem muitos materiais que mancha a imagem dos bons, sabe.
    Ando recentemente me aventura do pela plataforma Luvbook e só posso dizer que é um cantinho 100% nacional que tem tudo para crescer e peitar de frente o Wattpad, viu.
    Obrigado por compartilhar essas plataformas online, girl. Tenho a certeza que ajudou alguém a tentar começar se aventurar na ficção. ^^
    Bjs

  16. Oi tudo bem, ótimas dicas pra quem quer ler sem gastar, já conheço as plataformas, mas não as utilizo pois raramente leio online, só amigos pra ser sincera.
    A Amazon tbm se encaixa nessa proposta pois sempre temos livros bons lá pra serem baixados grátis, beijooos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial