Carta a Dina de Grazia Verasani 
Título Original: Lettera a Dina
ISBN: 9789897760662
Edição ou reimpressão: 02-2018
Editor: IN
Idioma: Português
Páginas: 144
Género: Romance
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,63✯ (aqui)

Sinopse

Perfeito para as Amantes de Elena Ferrante. Um Romance que mistura amizade, política, amores, intrigas e muito mais. Numa manhã de 1973, Dina entra pela primeira vez na sala de aula. Volta-se para a sua nova companheira e diz “Eu sou fascista”. A outra responde: “Eu sou comunista”. Nesse momento nasce entre as duas uma amizade esmagadora, de dois mundos diferentes, que deambulam por uma Bolonha animada pelas primeiras lutas estudantis. E 37 anos depois Dina regressa viva. Onde está a adolescente rebelde?

A Minha Opinião

O livro conta a história de uma amizade entre duas raparigas de 12 anos, uma delas Dina, que se conhecem no primeiro dia de aulas desta. Ela é completamente diferente das outras, gordinha, com “nariz à francesa”, sempre com a mania. Explora também o crescimento delas, a forma como a amizade delas evoluiu com a mudança de escola, os novos amigos, os namorados. Os ciúmes, a tentativa de suicídio, as drogas. Na realidade acompanha a forma como elas crescem e também como se afastam e reaproximam.

Eu gostei deste livro porque a autora fala sobre temas pelos quais todos passámos, principalmente a adolescência, e como esta pode ser cruel de muitas formas, como os amores e desamores, as amizades, a evolução do corpo, o aumento do peso, as drogas e o suicido.

Algo que não gostei tanto foi o facto de não saber o nome da narradora da história, ou seja a amiga de Dina, e de não haver nome para as pessoas, apenas uma letra, nem de localidades e afins que eram substituídas por *. Mas ao nível da história gostei de ler! 

Classificação

Rating: 3.5 out of 5.

Leitura com o Apoio

Edições Pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

5 Comments

  1. EU TENHO DE LER ESTE LIVRO!! Identifiquei-me de caras com a personagem Dina, além de me chamar Dina, todas as características aqui expostas têm tudo haver com a Dina da minha adolescência. 😲 Muito bom mesmo

  2. Um livro muito interessante por focar aspectos reais da vida dos adolescentes, todos devemos estar informados seja em que idade for.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial