Por Treze Razões de Jay Asher 
Título Original: Thirteen Reasons Why
ISBN: 9789722360517
Edição ou reimpressão: 04-2017
Editor: Editorial Presença
Páginas: 232
Género: Drama
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,98✮ (Aqui)

Sinopse

Por Treze Razões do Jay Asher

Não podes parar o futuro, nem voltar atrás ao passado. A única maneira de perceberes o mistério… é carregando no play.

Clay Jensen não quer ter nada a ver com as cassetes gravadas por Hannah Baker. Hannah está morta. Os seus segredos foram enterrados com ela. Mas a voz de Hannah diz a Clay que o nome dele está gravado naquelas cassetes e que ele é, em parte, responsável pela sua morte.

Clay ouve as gravações ao longo da noite. Ele segue as palavras gravadas de Hannah pela pequena cidade onde vive… e o que descobre muda a sua vida para sempre.

Críticas da Imprensa

«Brilhante e inesquecível.»
Kirkus Review

«Lê-se como um thriller de ritmo intenso.»
New York Times

«Pleno de suspense, uma leitura viciante.»
Entertainment Weekly

«Arrepiante, belo, avassalador.»
Chigado Tribune

A Minha Opinião

Eu trouxe este livro da biblioteca porque no ano passado vi a primeira temporada a série 13 Reasons Why, e achei que seria interessante ler o livro. 

A história que o livro nos conta começa com o Clay a receber a caixa de sapatos com as cassetes de Hannah, que se tinha suicidado semanas antes. Ele começa a ouvir as gravações, revivendo o que ela conta, com a sua visão dos acontecimentos, e perguntando-se como não percebeu o se estava a passar com ela, e também o que tinha ele feito para estar naquela lista.

Basicamente este livro mostra-nos que tudo aquilo que fazemos pode ter repercussões nos outros, mesmo que para nós seja indiferente. E também que o ambiente escolar pode ser muito nocivo, quando juntam muitos adolescentes ou até pré-adolescentes, há sempre egos que se elevam, e que acham que são melhores que os outros. 

Eu que já vi a série, acho que o livro ficou aquém das minhas expectativas, e que os guionistas da série elevaram a obra para outro nível, trazendo-a para a realidade dos dias hoje, porque por mais que 10 anos não sejam nada, a verdade é que desde de 2007 a forma dos adolescentes viverem, e a diversidade aumentou. 

A maior diferença que eu me apercebi é que o livro se passa num único dia, quando na série o Clay demora vários dias a ouvir as cassetes, e vive toda aquela história com mais drama, que no livro. 

Resumindo, o livro está interessante, mas na minha opinião a série está muito mais bem conseguida. Possivelmente quem leu primeiro o livro pode ter uma opinião diferente, porque esperava algo diferente tendo em conta o que já sabia da história. 

Para quem gosta de histórias dramáticas, de adolescentes, e que nos deixem com os nervos à flor da pele, aconselho este livro. 

Classificação

Rating: 3 out of 5.

Outras Edições Pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

6 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial