Diário da Tua Ausência de Margarida Rebelo Pinto 
ISBN: 9789895552023
Edição ou reimpressão: 04-2006
Editor: Oficina do Livro
Páginas: 132
Género: Romance
Compre na 
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,00✯ (aqui)

Sinopse

Uma carta de amor apaixonada e comovente que ensina os homens a acreditar no amor das mulheres. Acabada de sair de uma relação intensa que cria definitiva, a narradora conhece no mesmo dia o homem que veio revigorar um amor profundo, completo, rosto final de uma busca incessante. Ela vive em Lisboa, ele em Londres.

De permeio, a espaços entrecortados no tempo, encontram-se sob a luz resplandecente do céu da capital, e aqui vivem os dias, as noites, o olhar, a pele, a intensíssima e dolorosa viagem ao seu reino mais íntimo. Um dia, inesperada, a ruptura. Ele parte para Londres.

Então, ela escreve uma longa e vivida carta de amor, um solilóquio raiado pela esperança e pela inconformidade, relembrando o que persiste nos veios da memória, para que, ao crepúsculo, o sentimento não desvaneça. Não se concebe que, amando, não se prefira a razão do amor, do gozo dos olhos, do cheiro, do coração.

Excerto

“Quando se ama alguém, tem-se sempre tempo para essa pessoa. E se ela não vem ter connosco, nós esperamos. O verbo esperar torna-se tão imperativo como o verbo respirar. A vida transforma-se numa estação de comboios e o vento anuncia-nos a chegada antes do alcance do olhar. O amor na espera ensina-nos a ver o futuro, a desejá-lo, a organizar tudo para que ele possível. É mais fácil esperar do que desistir. É mais fácil desejar do que esquecer. É mais fácil sonhar do que perder. E para quem vive a sonhar, é muito mais fácil viver.”

A Minha Opinião

O que ei eu de dizer deste livro…

O livro é uma espécie de diário dedicado a um homem por quem a narradora é apaixonada, e que por diversas razões se separaram. Abordando a forma como se conheceram, o que passaram e o que ela esperava que acontecesse, o livro viaja entre a história de ambos e os pensamentos filosóficos da narradora.

Desde já digo que fui para o livro com expectativas baixas, uma das minha amigas, grande fã dos livros da autora, não gostou nada deste, mas eu mesmo assim, comprei-o por uma pechicha na Black Friday da Fnac. O livro esteticamente é bonito, tem capa dura, uma fitinha a prender a capa e a contracapa, mas depois o interior deixa a desejar.

Se eu disser que não me revi em alguns pensamentos da autora, estaria a mentir. Gostei bastante de diversas passagens, e provavelmente se o livro estivesse escrito de outra maneira eu teria realmente gostado da leitura. Não foi a história que me desagradou, foi a forma como a autora escolheu escrevê-la.

Ao ser contada para um homem do qual não se sabe o nome, e eu nem me lembro do nome da mulher que estava a escrever o diário, acho que nem foi revelado, para mim a história perdeu o interesse. Eu nem sabia o que estava a ler… não houve ligação entre mim e o livro, infelizmente. Decidi-me então pelas 2 estrelas, que no goodreads é um it’s okay, não é muito mau, mas também está longe de ser bom, come-se…

Foi então um péssimo começo com a autora, contudo não desisti, e quero ler mais livros dela, mas provavelmente vou ler da biblioteca em vez de os comprar.  

Classificação

Rating: 2 out of 5.

Escrito nas Estrelas de Bárbara Norton de Matos 
ISBN: 9789892310473
Edição ou reimpressão: 10-2010
Editor: Caderno
Páginas: 248
Coleção: Cadernos de Sempre 
Género: Romance
Compre na 
Wook
Bertrand
Goodreads: 2,61✯ (aqui)

Sinopse

No mundo fervilhante dos estúdios televisivos, dos flashes e paparazzi, há uma estrela que só quer ser amada. Entre a quinta em Ponte de Lima e a casa em Cascais, entre o passado e o presente, uma mulher vai descobrir que só o amor é mais forte que o destino. Escrito nas Estrelas é a surpreendente estreia de Bárbara Norton de Matos no romance, uma história de família, traições e equívocos, onde nada é o que parece e só o amor é real.

Carminho não foi uma menina feliz. Era o patinho feio da família, sempre comparada com Piedade, a irmã mais velha, tão deslumbrante como odiosa. E não foi fácil crescer com um pai sempre ausente, que só pensava no ténis e nos torneios, enquanto a mãe se deixava arrastar pela melancolia… Mas tudo isso é passado. O patinho feio tornou-se num cisne, é agora uma estrela da televisão, capa de revista, perseguida por flashes e paparazzi. E vai finalmente estrear-se, como protagonista, numa série histórica – o seu grande sonho. É um mundo quase perfeito.

Quase. Porque a vida está repleta de surpresas e, quando menos esperamos, o amor prega-nos partidas…

A Minha Opinião

Dizer que parti para este livro com algumas expectativas era estar a mentir. Não tinha nenhuma fé no livro, e na minha opinião não errei muito.

Na história acompanhamos Carminho, uma atriz que tem problemas com a sua auto-estima, com família e com o namorado. Durante o livro vamos vendo como ela lida com tudo e ainda com o seu trabalho que acarreta os jornalistas sempre a terem atenção à sua vida.

A história em si nem é má, ou pelo menos a ideia, mas a forma como está escrita parece uma fanfic escrita por uma rapariga de 13 anos, ou menos. E foi isso que eu não gostei.

A ideia está bem pensada, vamos tendo vislumbres do passado, e a autora vai explicando algumas atitudes e pensamentos da Carminho, mas isso não chega para um bom livro.

Depois quando eu até estava a começar a gostar, acabou. Um final sem jeito nenhum e depois de investigar, há uma continuação. Contudo pergunto-me se um livro tão pequeno precisava de continuação. Apesar de até ter umas ideias de como será o próximo, porque tem material para enrolar e escrever outro livro, mas isso só é o previsível.

Enfim… eram 2,5 estrelas, mas como não encontrei imagem, ficaram 2 estrelas. É um livro “ok”, não é nada de especial, na realidade as melhores descrições são do mundo da representação, algo que a autora conhece muito bem. Se eu lesse este livro à uns anos certamente iria adorar, mas entretanto os meus gostos alteraram-se um bocado.

Provavelmente vou tentar arranjar o segundo para ler, só porque estou curiosa para ver o que vai sair dali, mas na verdade até tenho medo de gastar muito dinheiro com aquilo.

Classificação

Rating: 2 out of 5.

Já leram algum destes livros? Deixem tudo nos comentários e até ao próximo post!

Please follow and like us:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial