O Coração de Murano de Marina Fiorato 
Título Original: The Glassblower of Murano
ISBN: 978-972-0-04286-6
Edição ou reimpressão: 07-2011
Editor: Porto Editora
Páginas: 288
Género: Romance; Romance Histórico
Compre na
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,58✮ (aqui)

Sinopse

O fabrico de vidro e cristal representa um inestimável monopólio para a República e os espelhos venezianos são considerados mais valiosos do que o ouro. Sob a vigilância atenta do Conselho dos Dez, os sopradores de vidro de Murano vivem praticamente aprisionados na pequena ilha, onde os segredos do seu ofício são guardados a sete chaves. Mas o maior dos artífices, Corradino Manin, ver-se-á forçado a revelar os seus métodos e a vender a alma a Luís XIV, o Rei Sol, para proteger a sua filha ilegítima.

Quase quatro séculos depois, Leonora Manin deixa para trás um passado infeliz em Londres para iniciar uma nova vida como sopradora de vidro em Veneza. Será na cidade mágica dos canais que encontrará o amor e a possibilidade de refazer a sua vida. No entanto, à medida que os segredos da traição do seu antepassado vão sendo desvendados, Leonora verá o seu próprio destino interligado com o de Corradino.

Entre dois tempos, o período renascentista e a actualidade, O Coração de Murano é um romance inesquecível que decorre na mais bela cidade do mundo.

A Minha Opinião

  Eu comprei este livro à um ou dois anos numa black friday, nesse tempo ele ainda era considerado descatalogado e comprei-o novo na fnac pela módica quantia de 5€, atualmente o seu preço evoluiu para 17,70€, o que foi uma grande evolução…

  A história passa-se em Veneza e é contada em dois tempos, no século XVII, em que temos o ponto de vista de Corradino, um famoso e talentoso vidreiro, muito conhecido pelos seus espelhos, que vive na ilha de Murano como que preso devido a questões ligadas à sua família, e que por um lado quer fugir dali e por isso aceita uma oportunidade de carácter muito duvidoso. E no presente em que temos a Leonora, que é descente de Corradino e que depois da sua vida em Londres se tornar um fracasso a vários níveis, parte para Veneza, cidade onde nasceu, para conhecer as suas origens e tentar entrar na profissão do seu antepassado, ser vidreira, mas por norma é uma profissão masculina. Além disso Leonora acaba por ter de enfrentar mais problemas do que alguma vez esperou. 

  Este livro facilmente nos faz viajar por Veneza sem sairmos de casa. Com descrições do meio envolvente que realmente nos dá a sensação de que estamos lá. Dá-nos a conhecer também a história da cidade, a forma como ela vive, do turismo, e de certo modo a forma como ele condiciona a vida dos residentes. 

  O que eu menos gostei deste livro foi que se centrou, no caso da Leonora, muito na investigação sobre Corradino, e na sua obsessão. A autora quanto às mudanças na vida dela, ia dando apenas importância em alguns capítulos, e em certo modo acho que até foi um bocado “estranho” para não lhe chamar outra coisa, quando apenas a mudança de ares, mudou algo que a ciência determinou ser impossível, ou seja, alguma coisa não bate certo…

  O facto de não ser indicado em que tempo estávamos na história no inicio dos capítulos também me meteu confusão, porque só lendo é que sabemos o tempo em que se passa.

  Todavia, gostei bastante das descrições e da história de Corradino, de como o amor pela sua filha o fez correr riscos e tentar uma vida melhor, além de tudo o que ele passou para chegar onde chegou. Foi realmente a parte do passado que me apaixonou neste livro. A escrita da autora também foi algo que me agradou e me faz querer ler mais livros dela, sei que pelo menos mais um existe traduzido em Portugal e mal acabei este foi diretamente para a minha wishlist. 

  Sendo este um livro que se passa em duas épocas diferentes, recomendo para quem gosta de literatura história, pois grande parte do livro passa-se no passado, mesmo tendo história no presente. Além disso é pouco recomendável para quem não gosta de grandes descrições, todavia não deixa de ser uma boa leitura, se por acaso se cruzarem com este livro dêem-lhe uma oportunidade e deixem-se viajar até Veneza.

Classificação

Rating: 3.5 out of 5.

Edições pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial