Acabadora de Michela Murgia 
Título Original: Accabadora
ISBN: 9789722524179
Edição ou reimpressão: 04-2012
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 184
Género: Romance
Goodreads: 3,91✯(aqui)

Sinopse

Numa pequena vila sarda, a velha costureira, Ti Bonaria, acolhe Maria, «cedida» a ela por uma família humilde com muitos filhos. Oferece à sua «filha da alma» uma profissão e estudos, uma escolha audaciosa para uma mulher na Sardenha dos anos cinquenta.

Maria cresce rodeada de ternura; mas há certos aspetos da vida da Ti Bonaria que a incomodam, em particular as suas ausências noturnas. Ela não sabe que a velha é a acabadora, a «última mãe», a mulher que ajuda os que sofrem a morrer. No dia em que descobre, a sua vida muda por completo e serão necessários muitos anos para que consiga perdoar à sua mãe adotiva.

Com uma linguagem poética e essencial, Michela Murgia cria duas personagens inesquecíveis numa Sardenha intemporal, de costumes fascinantes.

Críticas da Imprensa

«Um livro obrigatório para todos aqueles que gostam de um toque de insólito»
Female First

«Este livro é uma pérola e eu fiquei completamente encantada ao lê-lo.»
Bookbag

«Há mais amor que morte nestas paginas.»
L’Espresso

A Minha Opinião

O que dizer sobre este livro… pois, cá eu não sei.

Eu não gosto muito quando fico nesta sensação de indecisão total. Não é que eu não tenha gostado, mas também não me disse nada, e eu senti que não percebi o sentido do livro. 

Mas vamos à história, se é que há história… Temos a Maria uma filha da alma, ou melhor, uma menina de 5/6 anos que é criada por outra pessoa, neste caso a Ti Bonaria, porque a mãe não tem posses e assim é menos uma boca para alimentar, e ainda tem um beneficio com isso, que se a memória não me falha é alguma coisa da quinta/horta, ou seja, a mulher não perde nada, e também não se rala muito com o facto de dar a filha.

Contudo a verdade é que a Ti Bonaria é que acabava por ser de facto uma mãe para a Maria, passando-lhe valores e educação, como a ida à escola, que a mãe biológica achava desnecessário. Uma ou outra vez Maria vê a Ti Bonaria a sair durante a noite, mas não percebe porquê, e só mais tarde descobre que ela é uma acabadora, ou seja, ajuda as pessoas a morrer, ao que eu lhe chamo uma eutanásia em pessoa.

Então qual foi o meu problema com o livro?

A falta de objetivos. Basicamente com um livro de nem 200 páginas é complicado chegar a algum lado… é tudo muito rápido, e faltou-lhe profundidade. Por exemplo, a questão da Acabadora, que para mim é o centro do livro, nem que seja apenas pelo título, está muito mal explorada na minha opinião, porque lhe falta profundidade. Tirando uma cena especifica, não nos é dito como a Ti Bonaria começou nesta vida, nem o que faz realmente.

Nós enquanto leitores assistimos a dois momentos em que ela vai exercer a sua profissão, e não consegui perceber como é que ela o fez na realidade, não houve uma descrição clara. Provavelmente sou eu que sou exigente, em conversa com a Cláudia do blogue A Mulher Que Ama Livros, eu partilhei a minha opinião, contudo para ela esta questão não lhe fez falta, bem como uma falta de explicação final para o desenrolar da história. Foi uma pena…

Eu li este livro para o netbookclub, que é um projeto da Cláudia, com o tema de Itália, e se não fosse por isso, e pelo facto de ele ser bastante barato, era 5€, agora está esgotado, eu não o teria comprado, porque está longe de ser o meu tipo de leitura habitual, mas acho que vale sempre a pena sairmos da nossa zona de conforto. 

Todavia, gostei da escrita da autora e até me arriscaria a ler mais coisas dela, mas muito sinceramente nem investiguei para saber se há, efetivamente, mais livros dela traduzidos em português. 

Em suma, eu não posso dizer que não recomendo este livro, ele para mim não funcionou, mas para outras leitoras efetivamente foi uma boa leitura, por isso acho que depende do tipo de leitura que estão habituados. A mim fez-me lembrar “O Meu Irmão” do Afonso Reis Cabral, também não lhe percebi o sentido além da convivência entre irmãos, aqui é entre mãe adotiva e filha. 

Classificação

Rating: 3 out of 5.

Outras Edições Pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial