2019 terminou e está na hora analisar as leituras do ano que findou. Os melhores e piores viram em breve, mas hoje vamos apenas fazer uma análise geral. No inicio do ano comprometi-me no desafio do goodreads a ler 75 livros, cumpri e ultrapassei essa meta ainda a meio do ano, no total consegui ler 121 livros, que foi sem dúvida um recorde. 

Todavia este ano comprometi-me a ler apenas 45 livros, sim baixei a meta, isto por nos últimos meses do ano li muito pouco (falaremos disso mais à frente), e não acho que vá ler muito mais que isto, apesar de ainda ter uma réstia de esperança. 

Vamos então às estatísticas: 


Neste gráfico temos o número de livros lidos por ano de lançamento. Na sua grande maioria são de 2019, ou seja, novidades. Isto deve-se em grande parte aos livros de parcerias que tive a honra de receber. Em segundo e terceiro lugar, vêm edições de 2018 e 2017. O livro mais antigo que li foi de 2006, que se a memória não me falha foi “Diário da Tua Ausência” da Margarida Rebelo Pinto.

Agora os livros por editora. Desde já digo que estes números em parte estão influenciados pelas parcerias que mantenho, não obstante, são editoras que publicam os meus géneros favoritos, por isso a questão das parcerias acaba por ser a possibilidade de ler livros que eu já iria ler.

Então, no topo da lista estão a Quinta Essência, Porto Editora, Asa e Bertrand. Está também a Kindle, mas não é bem uma editora, mas a verdade é que li diversos ebooks de lá. Temos também editoras estrangeiras devido ao Netgalley.

Estes resultados não me surpreendem. No topo da lista encontra-se os autores Americanos, que não surpreende nada, visto que o que é mais popular é a literatura americana, mas em seguida estão os portugueses, e isso sim é uma vitoria para mim, que tenho como objetivo em 2020 ler mais livros de autores nacionais. Contudo neste campo não é o meu único objetivo, faço questão de ler livros de autores dos mais diversos países do mundo, e isso sim vai ser um verdadeiro desafio.

Há vários projetos por essa internet fora de ler mais livros escritos por mulheres, já no meu caso eu bem podia fazer um ao contrário. Claro que isso se deve ao facto de ler muita literatura feminina, escrita na sua maioria por mulheres, mas é uma grande diferença. Vou tentar mudar isto em 2019 e tentar igualar mais as coisas.

Não vamos ligar aqui ao romance, mas sim a todos os outros subgéneros. Ganha o contemporâneo, os romances de época e os eróticos. Fora dos romances temos os thrillers e policiais e graphic novels. Em 2020 quero abranger mais géneros.

O mês em que li mais foi em Julho, pleno mês de férias, em seguida vem Abril, em que esse sim foi uma surpresa, porque foi um mês de exames. Dezembro foi o pior, apenas 1 livro, é sempre um mês complicado para mim, mas nunca pensei que lesse tão pouco. O número de páginas lido é no mesmo sentido.

Este ano voltei às bibliotecas, e temos evidências disto, visto que é uma das três origens. A primeira é as parcerias, depois das duas bibliotecas que frequento, e por fim da minha estante. Objetivo de 2020: ler mais livros da estante!

Quero ler mais em inglês, acho que só tenho a ganhar com isso. Mas sem surpresas o português é o mais lido.

Durante o secundário li muito em formato digital, bons tempos no Wattpad! Este ano voltei aos ebooks, apesar de os livros fisicos continuarem a reinar!

Quanto mais leio mais exigente fico, todavia fui muito generosa com as estrelas este ano, isso também é bom, é sinal que li bons livros. No topo da lista encontram-se as 4 estrelas, seguidas das 3 estrelas e depois as 3,5 estrelas. 

Por fim, mas não menos importante os livros lidos por autor. Excluí os que li apenas 1 livro, por uma questão de simplificação, se não o gráfico ficava demasiado complexo. 

Como eu já sabia, consegui ter essa noção ao longo do ano, a autora mais lida foi a Nora Roberts, li duas séries dela, uma quadrilogia “Quarteto das Noivas” e uma trilogia “O Hotel das Recordações”. De seguida temos a Ivy Jordan, também são livros pequeninos, por isso é fácil ler vários. E por fim a Danielle Steel, com quem tive surpresas e desilusões. 

E foram estas as minhas as leituras, como foram as vossas?

Please follow and like us:

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial