Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida

(Magic Cleaning #1)

de Marie Kondo 

Título Original: 人生がときめく片づけの魔法 [Jinsei ga tokimeku katazuke no maho]

ISBN: 9789896872779

Edição ou reimpressão: 04-2015

Editor: Pergaminho

Idioma: Português

Páginas: 160

Género: Autoajuda, Vida Prática em Geral

Compre

Wook

Livro (aqui) Ebook (Aqui)

Bertrand

Livro (Aqui) Ebook (Aqui)

Goodreads: 3,84✯ (aqui)

Sinopse

«Cada coisa no seu sítio!»… quantas vezes não ouvimos as nossas mães ou avós a dizer isso? A verdade é que, no tempo delas, era mais fácil fazê-lo; elas não viviam rodeadas dos gadgets e dos mil e um pequenos objetos que «atafulham» as nossas casas, nem tinham saldos quatro vezes por ano para encher os armários de roupa que nunca se chega a vestir… Temos de o admitir: hoje em dia, a maior parte de nós tem a casa cheia de «tralha». E o problema é que essa tralha que nos rodeia tem uma influência muito subtil mas profundamente negativa na nossa qualidade de vida. Habitar um espaço desordenado faz-nos ser mais desorganizados na maneira de pensar e de nos comportarmos. A fórmula é simples: espaços desarrumados e feios resultam de estados de espírito infelizes, e causam ainda mais infelicidade; espaços bonitos e arrumados resultam numa vida bonita e arrumada. Mas como o conseguir? Afinal, limpar a «tralha» das nossas vidas dá tanto trabalho que a maior parte de nós nem saberia por onde começar… É aqui que entra o método mágico de Marie Kondo, a especialista japonesa em arrumação que está a fazer furor em todo o mundo. Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida é o best-seller internacional que está a transformar a vida de milhões de leitores em todo o mundo. Revela os segredos e ferramentas simples, práticos e profundamente sábios de Marie Kondo para deitar fora o que não interessa, cuidar do que interessa e transformar os espaços que habita em ambientes de tranquilidade e ordem.

Sobre a Autora

Marie Kondo, ou “KonMari” , como é conhecida, dirige uma empresa de consultoria em Tóquio, onde ajuda os seus clientes a transformar as suas casas desarrumadas em locais de serenidade e inspiração. Os seus serviços são tão solicitados que há uma lista de espera de três meses na sua empresa, e o Método KonMari de limpeza e organização transformou-se num fenómeno mundial.

Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida é um best-seller internacional, com mais de dois milhões de exemplares vendidos em todo o mundo e Marie Kondo tem sido uma presença constante nos media norte-americanos, ingleses e italianos.

A Minha Opinião

Estava eu a pensar que ia ficar uma expert em organização… que inocente…


Ora bem, fiquei eu toda contente quando vi este livro na biblioteca, fiz logo reserva para que quando estivesse disponível tivesse oportunidade de ler. Não digo que tenha perdido o meu tempo, mas também não o aproveitei.

Este livro basicamente fala de como fazer uma limpeza à casa jogando fora tudo o que não lhe inspira felicidade, e lá para o fim dá um lamiré de arrumação, que sinceramente não é nada de mais. 

Talvez eu tivesse expectativas demasiado altas para este livro… confesso que talvez esse tenha sido o problema. Afinal um dos pontos fortes apontados por outros leitores, é a simplicidade, para mim é um ponto fraco. Ela fala constantemente em encher sacos do lixo de coisas que não nos inspiram felicidade, ponto de parte toda a céticidade quanto ao critério escolhido, acho que era interessante falar sobre o que fazer com se pretende jogar fora, porque acho impensável no mundo em que vivemos, e sendo um tema popular a sustentabilidade do planeta, fazer-mos lixo às gamelas, só com o objetivo de sermos felizes. 

Sinceramente senti que o livro se focou muito na roupa. Mas isto funciona para quem tem armários cheios, agora para quem tem pouca roupa, não acho exequível, na verdade. Estamos ainda numa era consumista, mas não generalizemos que todos temos um closet cheio de roupas que não gostamos, não funciona assim. Também fala dos livros, e se me perguntarem porque não comprei o livro dela, bem não me inspirou qualquer felicidade, não merece que eu gaste o meu dinheiro nele, nem que ocupe espaço. Pois… para isto o critério dela até me dá jeito. 


Depois das sacadas de lixo, passamos a arrumação, o método é simples. Cada coisa deve ter um lugar. Vá… até estou a ser mázinha… até dá meia dúzia de dicas, interessantes, mas não vale o livro. Valeu para mim apenas entre as duas estrelas ou apenas uma. 

Vai parecer estranho, mas eu até quero ver a série da Netflix, acho que faz muito mais sentido à partida nesse formato do que em livro. Ali é uma espécie de reality show, e mesmo que seja, muito provavelmente, manipulado, sempre é uma experiência diferente, e possivelmente muito mais interessante. 

Mas quanto ao livro, se vão com a ideia de aprender a organizar a vossa casa esqueçam, se pretendem fazer uma limpeza na tralha que têm a mais, talvez até sirva para alguma coisa. 

Classificação


P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial