Hoje trago um post, mais uma vez diferente, uma celebração do dia do ambiente. Não há tema que não esteja presente nos livros, e o ambiente não é diferente. 

Ultimamente nos últimos anos tem-se falado mais no impacto ambiental das nossas ações, o plástico deixou de estar mais presente nas nossas vidas, e cada vez mais as empresas tendem a adotar posturas mais amigas do ambiente. 

Nos últimos meses uma boa parte do mundo tem estado parado devido à pandemia, muito se tem falado sobre o quanto essa paragem fez bem para o ambiente. 

O Dia Mundial do Ambiente é celebrado a 5 de junho devido a marcar o dia em que teve início a 1.a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, que se realizou em 1972, em Estocolmo, na Suécia. O objetivo deste dia alertar as populações e os governos para a necessidade de proteção e preservação do ambiente. Este ano o foco será o papel crucial da biodiversidade, contudo devido às medidas de distanciamento social a data será celebrada de maneira diferente em todo planeta. 

São muitas as pessoas que dão voz ao ambiente, a mais recente é a Greta Thunberg. A jovem de 17 anos é conhecida por ter protestado fora do parlamento sueco, e por ser a líder do movimento Greve das escolas pelo clima. Muita coisa foi escrita sobre esta jovem, tanto nos media, como ao nível dos livros, e não só para os mais velhos. No ano passado e já este ano li dois livros infantis, em inglês, que abordam a história da Greta e de maneira diferente. 

Um deles faz parte da famosa série de pequenas biografias de personalidades, da Maria Isabel Sanchez Vegara, Little People, BIG DREAMS, que está a ser publicada em Portugal pela Nuvem de Letras, contudo até à data de hoje, este livro ainda não se encontra publicado por cá. 

Como sempre, apresenta-nos a história da Greta desde pequena, até ao momento atual, mostrando os marcos essenciais da sua vida, de como ela tem lutado para atingir os seus objetivos. 

Compre no bookdepository

Outro livro ainda sobre a Greta, mas já numa versão completamente diferente do outro, em Greta and the Giants, Greta vive numa floresta, onde tanto a floresta como os animais estão a ser destruídos por gigantes, que estão a matar tudo ao construírem cidades e fábricas. Greta não tem medo dos gigantes e começa a protestar, e outras crianças seguem os seus passos, de forma a que os gigantes as ouçam e salvem o mundo. 

Neste livro temos uma aventura, e por isso é mais fácil sensibilizar as crianças para o ambiente, de uma forma lúdica e divertida. Mais uma vez este livro só há em inglês. 

Compre no bookdepository

Por fim, trago outra personalidade, muito menos conhecida nos tempos de hoje. Falo de Wangari Maathai, foi uma professora e activista política do meio-ambiente no Quénia, e foi também a primeira mulher africana a receber o Prémio Nobel da Paz. Fundou a Green Belt Movement, uma organização não governamental ambiental que se concentra na plantação das árvores, conservação ambiental, e direitos das mulheres. 

Em março deste ano, cruzei-me com um livro juvenil sobre ela no netgaley, e foi assim que fiquei a conhecer mais sobre a história desta mulher. Num livro que já não é para crianças pela densidade do texto, ao longo do livro acompanhamos Wangari desde pequena, a sua ida para a escola, sendo que viveu numa época em que as mulheres não tinham os mesmos direitos, contudo chegou a ir estudar para os Estados Unidos da América. Foi professora, mas a sua luta pelas suas árvores e direito das mulheres também lhe trouxeram dissabores. 

É um livro que recomendo para quem gosta de ler sobre personalidades, mais um livro que só existe em inglês. 

Compre no bookdepository

Costumam ler livros sobre o ambiente?

Contem tudo nos comentários e até ao próximo post!



Please follow and like us:

2 Comments

  1. Em termos de ambiente recomendo especialmente estes dois, para o público adulto, simples de ler e muito impactantes e inspiradores:
    – Não Há Planeta B de Carmen Lima
    – Salvar o Planeta Começa ao Pequeno-Almoço de Jonathan Safran Foer
    😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial