Nos últimos tempos do blogue eu tenho tentado fazer mais entrevistas para dar a conhecer a quem lê o blogue autores nacionais, e pessoalmente tenho também o objetivo de ler mais autores nacionais, algo que tem corrido muito bem, e que é visível o aumento das minhas leituras lusitanas. 

A verdade é que existem muitos bons livros portugueses, que muitas vezes acabam postos de parte no panorama literário em Portugal. Nos últimos tempos têm existido diversos projetos em toda a booksfera, e uns melhores outros piores a verdade é que se tenta promover o que é nosso. 

Há muito tempo que queria trazer aqui uma lista dos livros nacionais que li e que gostei, e não podia deixar passar o dia de hoje, dia de Portugal, Camões e das comunidades portuguesas para falar deles. 

Todos estes livros têm opinião aqui no blogue, basta clicarem no titulo do livro para irem diretamente para o post dedicado ao livro. 

Marilyn à Beira-Mar de Vicente Alves do Ó

Não é um livro fantástico, mas é muito melhor do que o título ou a capa dá entender. Fala-nos de uma mulher castigada pela vida, que acaba por ver na Marilyn uma inspiração para renascer das cinzas. Não é sobre a Marilyn Monroe, nem nada que se pareça, apenas sobre uma mulher portuguesa, nos tempos em que as mulheres não tinham direitos, que se inspira nela, e já podem ver que dá falatório. Há inclusive um filme protagonizado pela Marisa Cruz (que nunca vi).

As Leos e os Seus Rapazes de Tomás Múrias 

Mais um livro que peca pela capa, mas que é muito divertido e que me surpreendeu bastante. Já o li à bastante tempo, mas tenho na minha memória que se trata de um romance divertido e um bocado louco, mas com uma boa escrita, e que me fez querer ler mais do autor, mas infelizmente não existe mais nada publicado que eu tenha conhecimento. 

O Mistério do Caso de Campolide de Francisco Moita Flores 

Foi a minha estreia com o autor, e eu simplesmente adorei este livro. Uma mistura de policial com história, entramos dentro de uma investigação policial, durante a ditadura portuguesa, e principalmente relativo a uma morte de um homem com ligações ao governo, já podem desconfiar que é tudo menos uma investigação fácil, recomendo bastante!

O tempo nos teus olhos de José Rodrigues 

Uma das minhas últimas leituras, acabei-o ainda esta semana, e vai ser sem dúvida um livro que vou guardar com muito carinho. 

Fala-nos de um idoso, Manuel, que se vê viúvo e as filhas querem que ele vá para um lar, mas o senhor não quer. Assistimos a toda uma nova vida de Manuel, ao seu renascer, e a um amor inigualável. Recomendo bastante, em breve publico a minha opinião completa aqui no blogue. 

Raparigas como Nós de Helena Magalhães

Como um livro para adolescentes, acho que é uma referência. Toda a internet ouviu falar deste livro, e quem o leu regressou à sua infância, todavia não é um livro de todo consensual, porque já ouvi opiniões menos boas. Quanto a mim dentro do género em Portugal é o melhor (também não tenho muita comparação), todavia gosto ainda mais de outro que a autora tem, mas de não ficção Diz-lhe que Não, é uma leitura completamente diferente. 

O Espelho e a Bola de Cristal da A. Bourdon 

Foi outro livro que já li à algum tempo, e confesso que gostei bastante quando o li. É um livro de fantasia, e com jovens adultos que me conquistou, e li-o em apenas uma tarde. Entretanto a autora já lançou a continuação, mas ainda não tive a oportunidade de ler, mas quero fazê-lo em breve.

Haviam mais, mas estes foram os primeiros que me vieram à mente. Também saíram nos próximos dias opiniões de dois livros nacionais que li nos últimos dias, e também mais uma entrevista. 

Fica a pergunta, qual o vosso livro nacional favorito?

Boas leituras e até ao próximo post!

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial