E Depois, a Paulette…

de Barbara Constantine 

Titulo Original: Et puis, Paulette…

ISBN: 9789722526678

Edição ou reimpressão: 07-2013

Editor: Bertrand Editora

Páginas: 216

Género: Romance

Compre:

Wook

Bertrand

Goodreads: 3,70✯ (aqui)

Sinopse 

Ferdinand vive sozinho na sua grande quinta deserta, coisa que não o deixa muito feliz. Um dia, depois de uma violenta tempestade, passa com os netos pela vizinha e descobre que o teto dela está prestes a desabar. Claramente, ela não tem para onde ir. E com grande naturalidade, os meninos, de seis e oito anos, sugerem ao avô que a convide para ficar na quinta. Mas a realidade não é assim tão simples, há certas coisas que se fazem, e outras que não… Depois de uma longa noite de reflexão, ele acaba por ir procurá-la na mesma.

Uma coisa leva à outra e a quinta começa a encher-se, a agitar-se, recomeça a funcionar. Um amigo de infância agora idoso, duas senhoras muito velhas em estado de pânico, estudantes que andam um pouco perdidos, um amor que nasce, animais. E depois, a Paulette…

Críticas da Imprensa

«E Depois, a Paulette… é uma história que gostaríamos que fosse verdadeira, pois está repleta de entreajuda, de generosidade…»

Le Monde des Livres

«Cheia de audácia e de imaginação.»

Le Figaro Littéraire

«Divertida, cheia de ternura e de bons sentimentos. Queremos mais»

Femme actuelle

«Um apelo tocante à solidariedade entre as gerações.»

Le Nouvel Observateur

A Minha Opinião

Este livro chegou às minhas mãos devido a um empréstimo de uma senhora muito querida, Carla Sousa, que conheci no facebook, e que emprestou este livro para várias pessoas lerem, então este menino anda a passar de mão em mão, é muito bom ver que há muita interacção na comunidade livrólica.

E depois a Paulette, é um livro que nos trás um grupo de velhotes muito engraçado, que percebem que juntos são mais fortes. Inicialmente temos Ferdinand, um velho ligeiramente resingão, que acaba por acolher em sua casa a vizinha a quem o teto desabou, e que basicamente vivia numa piscina. Depois vem um velho amigo, e por aí fora, vários idosos acabam por se juntar e aprender que cada um deles tem algo para oferecer aos outros.

Eu por um lado gostei bastante deste livro, ou seja, eu gostei da história, gostei do enredo, mas depois a escrita não me encantou tanto. Acaba por ser muito confusa porque mistura descrição com diálogos, algo que eu não gosto, principalmente porque me confunde bastante a cabeça.

Contudo tem capitulos muito curtos, o que torna a leitura muito fácil deste ponto de vista, vemos que estamos a avançar no livro e isso é motivante.

Quanto às personagens, é interessante ver a panóplia de personalidades dentro da casa. Gostei bastante do Ferdinand. Contudo achei que muita coisa ficou por explicar sobre todas as personagens. Havia tanto mais a dizer, o livro acabou sem jeito nenhum, e segundo investiguei não há continuação infelizmente.

Em suma, esperava mais do livro, contudo é bastante divertido e ao mesmo tempo mostra que velhos são os trapos, e que a interação entre gerações diferentes é possível. Para quem gosta de livros para descontrair e rir um bocadinho, recomendo!

Classificação


Edições Pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial