O Passado

de Tessa Hadley 

Título Original: The Past

ISBN: 9789898979469

Edição ou reimpressão: 03-2020

Editor: Cultura Editora

Páginas: 256

Género: Romance

Compre:

Wook

Bertrand

Goodreads: 3,19✯ (aqui)

Sinopse 

Três irmãs e um irmão regressam, para as últimas férias de verão, à velha casa dos avós. Trazem os filhos, uma nova esposa e o filho de um antigo namorado. Ao longo de três semanas, as memórias do passado e da infância voltam à superfície e as tensões aumentam, misturando-se com o ar quente e denso da paisagem idílica de uma pequena vila inglesa.

Tessa Hadley constrói um magnífico romance, só ao alcance de uma extraordinária autora, onde as particularidades das ligações familiares, as suas crises e alegrias, assumem o papel de protagonistas, assegurando que o passado fará sempre parte de nós.

Sobre a Autora

Tessa Jane Hadley nasceu a 28 de fevereiro de 1956, no Reino Unido. É autora de cinco aclamados romances, entre eles The London Train (New York Times Notable Book) e Clever Girl. As suas histórias aparecem regularmente na revista The New Yorker; em 2016 venceu os prémios Windham Campbell Prize e Hawthornden Prize.

A Minha Opinião

Desde que saiu aqui em Portugal que estava de olho neste livro

O livro inicia-se com Alice e o filho do ex-namorado a chegarem a Kingston, à velha casa dos avós, posteriormente chegam os restantes irmãos com a família. Ali voltam a estar todos juntos, longe da tecnologia, e muito feitios chocam, e muitas coisas são reveladas.

Apesar de já ter lido e ouvido algumas opiniões confesso que não sabia bem o que ia, nem o que ia propriamente acontecer, e bem, confesso que depois de ler o livro continuo bem sem saber o que aconteceu, ou melhor, o que queria o livro transmitir

Posto isto, até gostei, no sentido em que nos é apresentada a vida daquelas pessoas, principalmente dos irmãos, mas com um grande foco nos mais velhos e também nos filhos da mais nova, que têm bastante protagonismo na história, e a quem me apeteceu dar dois estabefes, principalmente à miúda por ser uma manipuladora.

Temos também um regresso ao passado, que apesar de interessante me pareceu curto, acho que a autora poderia ter desenvolvido muito mais a história, em vez de a tentar contar nas entrelinhas do último paragrafo, sinto que o enredo merecia mais que isso, e talvez fosse essa parte da história omitida que daria o sentido que falta para mim nesta obra.

Todavia, para uma saga familiar, esta está repleta de intrigas entre os irmãos. Os problemas no casamento, ou na falta dele, novos companheiros, a própria relação entre eles, mas que sem sombra de dúvida podia ter sido mais explicada.

Em suma, é uma boa história, e principalmente uma boa premissa, mas que tem lacunas históricas da família, que iria, na minha opinião enriquecer e enredo e permitir ao leitor ter uma ideia clara dos acontecimentos, e não ficar apenas em suspenso. 

Classificação


Leitura Com Apoio


Edições pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial