Dias de outono

de José Rodrigues 

ISBN: 978-972-0-03339-0

Edição: 09-2020

Editor: Porto Editora

Páginas: 304

Género: Romance

Onde Comprar

Wook

Bertrand

Goodreads: 5,00✯ (aqui)


Sinopse

«O sentimento de felicidade pode dar medo. Medo de que, de repente, tudo se desmorone. Que o coração gele, depois de aquecer. Que a pele esfrie, depois de recolher os melhores pedaços do Sol.»

Os dias de Miguel são divididos entre a intensa atividade profissional e o apoio a Teresa, a sua tia, institucionalizada com uma doença irreversível. Na família encontra o conforto dos seus dias agitados, com Catarina e os filhos André e Tiago.

As alterações recentes na administração do banco onde trabalha, a degradação do casamento e os problemas vividos pelo filho adolescente levam Miguel a questionar as opções de vida. Ao mesmo tempo, retoma as memórias mais antigas, incluindo a sua vila no interior e a casa onde nasceu e viveu, criado por Teresa, num ambiente de permanente felicidade.

Quando o mundo de Miguel parece desabar, passado e presente unem-se numa longa jornada de salvação e de mudança de prioridades, onde o amor se transforma no principal caminho para a reconstrução da felicidade, mesmo quando a perda e a saudade pareciam não querer dar tréguas…

Críticas

«Gosto tanto de ler José Rodrigues, de ler nas suas histórias uma forma tão única de tornar todas as palavras mais bonitas e de por magia se transformarem em imagens inspiradoras. É de um grande bom gosto, sensibilidade e de uma profundidade que me deixa sempre um brilho no olhar. Escreve com o coração e com a paixão que nos leva numa viagem de cores ao sabor da emoção que lhe escorre da caneta.»

Cuca Roseta


Trailer


A Minha Opinião

Neste livro conhecemos Miguel, um bancário bem-sucedido a nível profissional e pessoal a quem a vida dá uma volta de 180º graus, tudo pelo seu amor à família e de modo a apoiar o seu filho mais novo que entra numa fase difícil da adolescência. 

Eu tive a oportunidade de conversar com o José na Feira do Livro de Lisboa, e ele disse-me que o feedback que estava a ter é que era um livro mais cru, a agora depois de ler, a verdade é que o tema é que leva a isso mesmo. 

Miguel, o nosso protagonista representa muito bem uma boa parte dos progenitores, que se dedicam ao trabalho, colocando-o muitas vezes à frente da família, porque acreditam que o que interessa é que os seus filhos tenham tudo, mas às vezes o que é material não interessa tanto. Miguel apercebe-se disso, e tenta mudar. Uma das mensagens do livro é essa mesma, se quisermos realmente mudar, vamos sempre a tempo. 

A história passa-se, como de costume nos livros do José, no interior do país. Se no último me foi especial por falarem da Mealhada (onde vivo), este fala em Chaves e Vidago, ambos os locais onde estive nas férias no passado mês de agosto, que conheci, e que sei o quão perto ficam, pelo que gostei muito deste pequenino detalhe no livro.

Temos todo um rol de temas aqui desenvolvidos, o fim de um casamento, o consumo de drogas, o alzheimer. O autor criou a sua história em redor deles, e mostrando-nos que a vida é curta demais para nos queixarmos sem tentarmos mudar. 

Foi uma boa leitura, mas também intensa, tal como o autor me tinha dito. É um livro que mete ao nu a sociedade, e que no momento em que achamos que tudo correrá bem, tira-nos o chão. 

Em suma, recomendo muito que leiam, porque para quem gosta de um bom romance dramático irá gostar. Devem estar a perguntar-se porque não dei as 5 estrelas, é simples, queria mais. Não queria que tivesse acabado ali, com tanta pergunta ainda por responder na minha cabeça. 


Classificação


Opinião de Outros Livros do Autor


Nota: Ao clicar nesta imagem será dirigido para as diversas opiniões de outros livros do autor. Estará sempre atualizado, fazendo com que possa haver mais livros do que os que aparecem na imagem.

Quer conhecer mais sobre o autor? Pode ler a entrevista que ele deu ao blogue clicando aqui

Leitura com Apoio


P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial