O Professor

de Charlotte Brontë 

Título Original: The Professor

ISBN: 9789892346700

Edição: 10-2019

Editor: Edições Asa

Páginas: 335

Género: Romance

Goodreads: 3,57✯ (aqui)

Sinopse 

“O Professor” dá-nos a conhecer a história de William Crimsworth, professor num colégio interno para raparigas na Bélgica. Narrado na primeira pessoa, este romance convida-nos a acompanhar a “educação sentimental” do jovem Crimsworth, que sobrevive à orfandade e à penúria e viaja até à Bélgica à procura de uma oportunidade para fazer valer os seus conhecimentos e boas maneiras. No colégio interno para raparigas, um meio onde nem toda a gente é aquilo que parece, o protagonista vive a ilusão e o desgosto de uma paixão não correspondida.

No entanto, a sua coragem, persistência e religiosidade acabarão por fazê-lo descobrir, após alguns enganos e desencontros, o verdadeiro amor.

A Minha Opinião

Eu comprei este livro há muitos anos, naquelas pechinchas do continente, mas nem sei bem porquê. Não sou propriamente fã de clássicos, os que já li aborrecem-me e este é considerado como tal, por isso adiei a leitura até ele ter caído no meu pote de leituras. 

Com vista a ler livros mais antigos na estante, dentro de um antigo fraco de azeitonas coloquei rifas com os nomes dos tais livros, mas nunca o usei. Olhava para ele na estante como “um dia vou fazer um projeto com eles”, mas esse dia nunca mais chegava, até um dos grupos de leitura que participo criar o desafio do mês de agosto: ler um livro ao calhas, e pronto lá fui eu pegar no dito cujo. 

Confesso-vos que dos 4 livros para votação no instagram, pois gravei o sorteio e coloquei à votação dos meus seguidores, este era o que eu não queria ler, mas por alguma razão, as pessoas pareciam ter atração a ele, e foi assim que acabou por ser uma das minhas leituras. 

O livro conta a história de um jovem, William, que acaba a sua escolaridade e que os tios lhe dão duas opções de futuro, e como ele decide não escolher nenhuma delas, tem de se arranjar sozinho. Inicialmente vai ter com o irmão, mas mais tarde acaba como professor, e a partir desse momento a sua vida vai mudar. 

Ora bem. O livro não é tão mau como eu imaginei, mas também está longe de me ter apaixonado. A história é interessante, e até me atrevo a dizer que é cativante, principalmente tendo em conta a época em que foi escrita. Retrata uma sociedade, por um lado Inglesa, e por outro Belga, contudo não chega. Para quem não gosta muito de clássicos, ou que olha para eles de lado, este tem uma linguagem simples, que facilita muito a leitura.

Trata-se de um romance, e não senti química entre o casal, ou seja pecou muito por isso, porque não me cativou a mim também. Contudo muito antes disso encontrei um problema. Sendo que na Bélgica se fala francês, e William fala e pensa “tecnicamente em inglês”, mas tem que falar francês, e quem traduziu o livro achou por bem deixar frases por traduzir. O meu francês é extremamente fraco, desenrasco-me, e lá ia percebendo o que ele estava a dizer por associação, mas foi um ponto muito negativo, e que acredito que afaste muitos leitores. Podiam ao menos por em rodapé a tradução, mas deixar assim, para que o público português perceba acho que foi um erro. 

Em suma, tinha baixas expectativas, mas até me acabei por surpreender. Quero ler mais livros da autora, algo que antes estava muito longe de acontecer. Foi uma boa forma de combater um preconceito literário, e de baixar a pilha de livros por ler. 
Se gostarem romances passados no seculo XIX, esta é uma boa opção. 

Classificação

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial