Palestina sobre uma Tela de André Ouro Verde 
ISBN: 9789895472017
Edição: 03-2020
Editor: Edições Velha Lenda
Páginas: 92
Género: Romance
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,00✯ (aqui)

Sinopse

Uma pintora que desafiava a vida e retratava nas suas telas os mórbidos cenários que eram fruto da incessante guerra entre a Palestina e Israel.

Um capitão do Exército da Libertação da Palestina que sonha que ambas as nações, um dia, possam conviver lado a lado, em paz. Esta história é um grito à humanidade.

Um pedido de ajuda ao mundo contra os crimes cometidos contra o povo da Palestina.

Um livro escrito para que a sua história pare de se repetir na vida real.

Sobre o Autor

Autor de ‘Palestina Sobre uma Tela’, André Ouro Verde é um homem de poucas palavras. Fotógrafo, professor e historiador, investe o seu tempo em viagens e investigações minuciosas que o levam para bem longe do seu país de origem, Portugal (onde nasceu a 12 de Agosto de 1976).

Quando questionado sobre quem é, responde: “Sou um entre milhões, que acredita que petróleo, diamantes e terra não valem a vida de quem quer que seja; nem sequer a de um insecto.”

A Minha Opinião

Neste pequeno livro conhecemos Farid, uma mulher avançada para a sociedade onde vive, para a qual as mulheres mais não são mais que objetos ao serviço dos homens. Ela não cumpre as regras que a sociedade palestiniana definiu, ela apenas quer ser independente, e aos mais de 30 anos ainda não casou. Assistimos também à guerra existente entre a Palestina e Israel, que muitos mortos tem feito. 

Muito se escreve sobre o Holocausto, mas nunca sobre o depois. Neste caso sobre Israel, e mais precisamente sobre o seu conflito com a Palestina. Neste livro temos apenas uma perspetiva, e intrigou-me bastante o tema, sobre o qual vou certamente investigar e ler mais. 

De positivo destaco a intensidade da história, a forma com o autor consegue chegar ao coração do leitor. De negativo destaco o tamanho do livro. É muito pequeno, e por mais que mesmo assim seja tocante, gostava que algumas partes tivessem mais desenvolvidas.

Gostei bastante de ambas as personagens, mas principalmente da Farid, uma mulher incompreendida num país onde as mesmas ainda têm poucos direitos.

Em suma, é um livro pequeno, mas intenso, que nos leva pelos meandros de uma Palestina pautada pela guerra, é um livro que recomendo para quem gosta de um romance que o deixe com a lágrima no canto do olho.

Classificação 

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial