Sensibilidade e Bom Senso de Jane Austen 
Título Original: Sense and Sensibility
ISBN: 9789722533522
Edição: 03-2017
Editor: Bertrand Editora
Páginas: 480
Género: Romance
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,07✯ (aqui)

Sinopse

Jane Austen - Sensibilidade e Bom Senso

Marianne e Elinor Dashwood, com 17 e 19 anos respetivamente, são irmãs, mas não podiam ser mais diferentes. Marianne é toda ela coração, sensibilidade e romantismo; Elinor é a encarnação da razão, do bom senso e da reserva. Por entre reveses e amores, cada uma delas será posta à prova e terá de encontrar um equilíbrio – entre a sensibilidade e o bom senso – que lhes permita ser felizes.

A Minha Opinião

Já li este livro em setembro ou outubro, já não sei bem, mas adiei escrever, porque foi uma leitura complicada, que por sinal demorou bastante tempo a terminar. 

Neste clássico, conhecemos duas irmãs completamente diferentes, uma apaixonada, outra racional. E durante o livro vemos a forma como o amor aparece nas vidas delas, e como isso as condiciona. 

O livro até seria uma excelente leitura, caso tivesse menos umas 200 páginas. Enrola bastante, e na maioria dos casos podia mesmo ser cortada aquela parte. Demasiadas descrições, que no fundo se repetem mais à frente. Falta algo que nos faça querer avançar na leitura, andamos constantemente num engonhar das personagens. 

Trata-se de um romance de época, mas pertencente ao Plano Nacional de Leitura, por isso é indicado para menores de 16 anos. Segue as regras do bom comportamento feminino, com muito decoro, e muita fofoquice. Tem presente todo o drama da sociedade londrina, os interesses, o dinheiro, como tudo funciona. 

As personagens principais são irritantes. A Elinor é sensata, uma boa rapariga, já a Marianne, é irritante e uma ingrata. Só se queixa é mal educada para as pessoas, enervou-me profundamente, o que só piorou a fluência da leitura, que regrediu bastante. 

Se me perguntarem, Gostaste? não sei. A essência da história em si, não é má, está adaptada a uma época em particular, muito bem descrita. Mas pergunto-me se será suficiente para as 3 estrelas. Como disse no inicio, já li há uns tempos o livro, na altura dei as 3 estrelas, e vou manter-me fiel a elas. 

Em suma, não é um mau livro se fosse devastado, muitas páginas poderiam ser cortadas, de modo a ficar apenas o essencial. E se apenas esse ficasse, tínhamos um história muito mais dinâmica, com menos pontos mortos, e que valeria muito mais a pena. 
Mesmo assim, para quem gosta de clássicos, certamente irá gostar, estará mais habituado a este tipo de enredo. 

Classificação

Rating: 2 out of 5.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

1 Comment

  1. Eu ainda só li um da Jane Austen e adorei! Li o livro "Persuasão".

    Mas acho que é um pouco normal o livro ser assim tão pesado. Vários livros clássicos que li, principalmente desses anos, eram leituras pesadas mas magníficas!!
    Esse também o tenho na minha lista para ler. Vamos ver ahah

    Beijinhos

    that-g-i-r-l.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial