Estamos em 2021, ainda vou demorar uns meses a acertar com a data, mas está na hora de fazer as contas de 2020, neste caso em termos de livros. 

Li menos que no ano anterior, apenas 99 livros, enquanto em 2019, consegui 120. Contudo também foi um ano diferente. Comecei a trabalhar, tive o relatório de estágio para escrever, resumindo foi muito mais atarefado, pelo que esperava esta diminuição. Mas vamos às estatísticas mais aprofundadas:

Nº de livros lidos por mês

Li como vos disse acima 99 livros, por um que não atingi a centena. Foi por preguiça, acreditem. Destaco os meses de abril, agosto e outubro, que foram os que li mais. Abril é sempre um bom mês, não percebo bem porquê, e depois agosto foram as férias. Os piores foram o primeiro e o último com apenas 4 livros cada. 

Páginas lidas por mês

O número de páginas lidas acompanha a tendência anterior, contudo vemos que em abril não é o mês com mais páginas. Isto advém de ter lido muitos livros infantis em abril, o que aumenta efetivamente o nº de livros, mas não aumenta igualmente o nº de páginas, uma vez que se trata de livros curtinhos. 

Livros lidos por ano de Publicação

Desde já esclareço o 2021. É impossivel ler livros em 2020 apenas publicados em 2021, mas a verdade é que aconteceu. Isto através de edições de avanço disponibilizadas pelo Netgaley. 

Estas estatísticas cruzam-se com o que vão ver mais à frente. Mas li muitas novidades este ano, e poucos livros antigos. Isto deve-se a dois fatores, as minhas parcerias com as editoras e os livros que li da biblioteca. De outra forma podemos traduzir que não baixei a minha TBR, muito pelo contrário. 

Livros lidos por editora

As editoras com mais livros lidos foi sem dúvida a Porto Editora, seguida da Bertrand, e posteriormente a Cultura Editora. Temos também a Lincoln Children’s Books, de onde li mais livros infantis, mais precisamente os livros da série de personalidades famosos, que em Portugal estão a ser publicadas pela Pinguin Random House Portugal. 

Nacionalidade dos autores lidos

Estou extremamente feliz com este resultado, não tivesse lido quase 30 autores nacionais, muito perto do número americano. Quero efetivamente no próximo ano quero continuar assim no que diz respeito aos livros nacionais, mas diversificar nas nacionalidades. 

Género dos autores lidos

Como já era de esperar face ao tipo de leituras que faço, há uma clara supremacia das mulheres, com cerca de 75%. Eu ao contrário de outras pessoas quero ler mais homens em 2021!

Géneros Literários lidos

Li muitos livros infantis este ano, na sua maioria em inglês. Em seguida temos os romances, e posteriormente os thrillers. Li 4 livros de fantasia este ano, o que foi um recorde e li livros de culinária, que foram nos 4 casos autênticas desgraças. 

Origem dos livros lidos

As duas maiores fontes de livros foi por um lado as parcerias, que confesso dei muita prioridade a estes livros, e deixei os meus nas estantes por ler, mas não parei de comprar, muito pelo contrário. 
Depois temos as bibliotecas, algo que me desvinculei a partir de setembro. Foi um problema com a pandemia, fecharam, deixaram de estar abertas ao sábado, único dia em que tinha disponibilidade de lá ir, e acabei por fazer uma pausa, ler o que tinha em casa, e regressarei, ainda não em 2021, mas 2022 talvez. 

Li bastante do Netgalley, principalmente livros infantis e em inglês. Quero ler mais livros em inglês, e para começar achei bem ler infantis, em que a linguagem é simples, e para me habituar considerei uma boa opção. 

Idioma dos livros lidos

Essencialmente o que se previa em português, mas com uma boa fatia de livros lidos em inglês, algo que é para manter, mesmo que sejam infantis, afinal temos de começar por algum lado!

Formato lido

Os físicos estão em maioria, mas os ebooks estão a começar a ocupar lugar. A verdade é que comprei um kindle e adorei. É prático, principalmente para quem como eu lê em viagem, leve, e posso levar muitos livros ao mesmo tempo. Contudo não me decora a casa. 

Estrelas dadas aos livros lidos

Este ano foi ano em que fui bastante exigente. Apenas 3 livros com 5 estrelas, mas 11 com 2 estrelas. Na maioria dei 4 estrelas, seguida de 3 e 3,5. Talvez tenha de escolher melhor os livros em 2021.

E foram estas as minhas estatísticas literárias de 2020. 

Como correu o vosso ano em termos de leituras?

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial