Título Original: The White Tiger
De: Ramin Bahrani
Com: Adarsh Gourav, Rajkummar Rao, Priyanka Chopra, Vedant Sinha
Género: Crime, Drama
País: India
Duração: 125 Minutos
Ano: 2021
IMDB: 7,2/10 ✮

Trailer

Sinopse

Baseado no best-seller do New York Times, O Tigre Branco conta a história de um ambicioso motorista indiano que usa toda a sua astúcia e sagacidade para escapar da pobreza e se libertar de sua vida de servidão a patrões ricos.

A Minha Opinião

Mais uma vez a Netflix traz um filme que dá que falar nas redes sociais.

Ouvi falar muito deste filme antes de o ver, mas mesmo assim não sabia o que ia encontrar na verdade.

Todo o enredo é sobre Balram, um jovem indiano de uma aldeia muito pobre em Laxmangarh, que vive sob domínio de uma família rica, os Stork, que obriga os aldeãos a pagarem para lá viver. Balram é o mais inteligente na escola, dizem-lhe que ele é como o tigre branco, só existe um em cada geração, mas rapidamente tem que sair dela para ir trabalhar para ajudar a sustentar a família, até que muda de vida e vai para cidade para ser motorista do filho mais novo dos Stork.

É um filme revoltante. A forma como os ricos tratam os pobres, é comparado à forma como tratam um animal, talvez o tratem melhor. Já para não falar da forma como vive. Balram acompanha os patrões numa viagem a Nova Deli, e fica a viver na cave do prédio, sem as mínimas condições de vida…

Além disso temos a própria mentalidade dos pobres, para quem servir os seus senhores é o mote para a sua vida, e até se ver envolvido num crime que não cometeu Balram mantém essa mentalidade, depois ganha algum juízo.

Cena de O Tigre branco

Como se isto tudo não fosse suficiente, ainda demonstra a corrupção que existe nos sistemas políticos indianos. A forma como se compra o apoio de alguém, e de como isso é uma maneira de sobreviver.

Foi um filme que gostei, mas que me trouxe sentimentos controversos, é um filme que nos faz pensar, que nos faz colocar as coisas em perspetiva.

O Tigre Branco, é mais do que uma história de subida ao topo, é por a nu as fissuras que existem numa Índia moderna, em que uma parte dela ainda se encontra perdida no tempo.

Classificação

Rating: 4 out of 5.
o tigre branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial