A Terceira Índia da Iris Bravo
ISBN: 9789898979551
Edição: 07-2020
Editor: Cultura Editora
Páginas: 484
Género: Romance
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,31✯ (aqui)

Sinopse

A Terceira Índia da Iris Bravo

Sofia tem 32 anos, é professora num colégio em Lisboa e casada com um arquiteto de uma família nobre ribatejana. Ele conservador e ela liberal, não tinham nada em comum quando se apaixonaram numas férias de verão dez anos antes. Viveram um namoro feliz seguido de um casamento de sonho, desgastado pela sua obsessão por uma gravidez.

Quando descobre que foi traída, Sofia aceita uma proposta para substituir a sua mentora e viaja para o interior de Moçambique.
Disposta a viver aventuras, envolve-se com Alex, um homem que a atrai, apesar dos seus modos secos e do pressentimento de que lhe esconde algo.

Corajosa e determinada, Sofia irá descobrir tudo aquilo de que é capaz, incluindo arriscar a sua vida.

Sobre a Autora

Nasceu em Lisboa em 1978. Licenciou-se em Medicina na Universidade de Lisboa e fez a especialidade de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Garcia de Orta, onde se diferenciou em Infertilidade e Procriação Medicamente Assistida. Divide-se entre a família, a Medicina e livros de todos os géneros. É uma leitora compulsiva e apaixonada por histórias desde que se conhece. O seu primeiro romance, A Terceira Índia, ficou entre os mais votados no ano de 2020 no Book Gang, uma comunidade com mais de 20 mil leitores.

A Minha Opinião

Este livro foi um sucesso na sua estreia, em 2020, dinamizado pelo bookgang da Helena Magalhães, A Terceira Índia da Iris Bravo chegou a muita gente e o livro começou a ser partilhado no instagram. Eu fiquei com interesse, mas ficava sempre para mais tarde, até que saiu este mês a continuação, e pensei, tem que ser agora, e foi.

A história passa-se em 2017 e está dividida em duas partes. Na primeira conhecemos a Sofia, uma jovem da margem sul que nas férias de verão conhece o Ricardo, um beto de famílias ricas do ribatejo. Ficamos a conhecer toda a história de amor dos dois, e que termina com a traição do Ricardo. É nesse momento que a Sofia tem um convite para ir dar aulas para Moçambique e vendo a sua vida numa confusão, ela aceita, e inicia-se assim a segunda parte do livro. Em Moçambique acontecem muitas coisas, a Sofia conhece muitas pessoas, inclusive Alex, com quem partilha a viagem até à antiga colónia portuguesa.

Confesso que a primeira parte não me satisfez. Não senti empatia pelo Ricardo, achei-o convencido, tinha de ser tudo à maneira dele. As festas das tias, e outros pormenores, como o dinheiro era importante. Por outro lado, a Sofia, muitas vezes tinha uma personalidade forte, mas outras apetecia-me bater-lhe porque ela levava-se pelo beto-mor

Na segunda parte as coisas mudaram para mim, achei a Sofia muito mais livre, houve uma evolução brutal na personagem, e depois existe o Alex, sobre o qual o meu coração ficou rendido. É o típico personagem masculino literário que deixa as leitoras a suspirar, intenso, ligeiramente bronco, mas acima de tudo muito, mas muito preocupado com a Sofia, e por mais que lá no fundo escondesse, era uma pessoa muito querida.

Uma das questões que mesmo na primeira parte eu notei foi a escrita da Iris. Por mais que eu não me identificasse com o Ricardo, que a história não me estivesse a cativar, a verdade é que a forma como o meio envolvente, as pessoas, as situações são descritas transportam o leitor para essa realidade, e foi algo extremamente positivo, porque independentemente de a segunda parte não existir, e eu não me ter apaixonado por este livro, eu ia querer ler mais histórias escritas pela Iris, porque o livro é mesmo bom.

Em suma, eu gostei muito, mais de umas partes, menos de outras, mas foi sem dúvida uma boa leitura, que na segunda parte foi de enfiada, porque eu não conseguia parar de ler.

A Terceira Índia é um livro que aborda questões importantes, não só as relações entre casais, a infertilidade, os betos em Portugal (não me vem à cabeça mais nenhum livro que o faça), mas também a realidade em Moçambique, que é bem diferente do nosso país. Recomendo este livro a todos os fãs de romance, a quem gosta de romances fortes e intensos, e que nos arrebatam.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial