Também Isto Passará da Milena Busquets
ISBN: 9789898752895
Edição: 09-201
Editor: Jacarandá Editora
Páginas: 120
Género: Romance
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,14✯ (aqui)

Sinopse

Quando Blanca era pequena, para a ajudar a ultrapassar a morte do pai, a sua mãe contou-lhe uma lenda chinesa. Uma lenda sobre um poderoso imperador que convocou os sábios e lhes pediu uma frase que se aplicasse a todas as situações possíveis. Depois de meses de deliberações, os sábios apresentaram uma proposta ao imperador: «Também isto passará.» E a mãe acrescentou: «A dor e a mágoa passarão, como passam a alegria e a felicidade.»

Agora morreu a mãe de Blanca, e este romance, que começa e termina num cemitério, fala da dor da perda, do peso dilacerante da ausência.
Milena Busquets transforma experiências pessoais em literatura e, partindo do íntimo, consegue criar um romance que rompe fronteiras. E fá-lo porque, através da história de Blanca e da doença e morte da sua mãe, através das relações com os amantes e as amigas, combinando prodigiosamente profundidade e leveza, fala-nos de temas universais: a dor e o amor, o medo e o desejo, a tristeza e a vontade de sorrir, a desolação e a beleza de uma paisagem em que se entrevê fugazmente a mãe falecida a passear junto ao mar, porque aqueles que amámos não podem simplesmente desaparecer.

A Minha Opinião

Todo este livro deixo-me confusa, não percebi o propósito dele nem onde queria chegar.

Este livro começa num cemitério, no funeral da mãe de Blanca. Depois disso Blanca tem que seguir em frente, mas a mãe passa a vida na sua memória mesmo quando ela regressa a Cadaqués para descansar e ultrapassar tudo, pois é aí que a mesma está enterrada.

Este livro tem 120 páginas, mas parece que tem 500. A forma como está escrito, com parágrafos de 2 páginas, faz com que seja uma leitura cansativa, ou seja, faz com que ler meia dúzia de páginas pareça que lemos meio calhamaço. Tem poucos diálogos, é muito sobre o que está na cabeça da Blanca. E isto estragou a leitura toda.

Mesmo assim eu queria terminar para ver onde a autora ia chegar, qual era o propósito do livro? Pois bem, acabei sem saber. Apenas assistimos à vida de Blanca com os dois ex-maridos, com os amantes e amigos. Ela parece que vive para o sexo e para os charros. Tem dois filhos de quem pouco fala, a ama cuida deles, vive centrada unicamente nela mesma. Não preciso dizer que não me cativou minimamente. Acabei porque me esfocei a isso. Também foi um empréstimo, felizmente não gastei dinheiro. Ao contrário do que é costume, não recomendo este livro, acredito que exista quem goste porque tem algumas reviews positivas, mas tenham atenção é que difícil de ler.

Classificação

Rating: 2 out of 5.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial