Vida Instagramável da Paula Cordeiro
ISBN: 9789897840784
Edição: 04-2021
Editor: Arena PT
Páginas: 208
Género: Memórias e Testemunhos
Onde Comprar
Wook
Bertrand

Sinopse

Cansada de uma vida de viagens e compromissos institucionais, Paula Cordeiro decidiu criar um projecto editorial online, o Urbanista. Fez-se passar por influencer e descobriu os meandros de uma nova profissão que estava a começar. Deslumbrou-se, esqueceu-se do seu objectivo, de descobrir o que é ser influencer, deixando-se levar pela espiral de validação e competição.

Vida Instagramável é um relato, na primeira pessoa, de uma história de mudança de vida, paixões e ambições, mas também um ensaio sobre a cegueira dos likes ou da conquista de seguidores e o impacto que esta luta diária pela atenção do outro pode ter nas nossas vidas.

Dirigido a todos os que acham que está tudo mal nas suas vidas e querem começar de novo, Vida Instagramável prova que, para mudar de vida, temos de começar por mudar a forma como a vivemos, explica como podemos redescobrir aquilo que nos faz felizes e explora os detalhes do Instagram e a forma como transformou as nossas vidas.

A Minha Opinião

Sendo eu uma aspirante a influenciadora literária, quando recebi a nota de imprensa da Penguin a falar deste livro fiquei logo curiosa. Na realidade quando o livro chegou comecei logo a leitura, mas, entretanto, outras coisas se colocaram no meio e acabou por ficar esquecido por uns dias.

Vida Instagramável fala-nos sobre as redes sociais, mais precisamente do instagram, contudo aborda também sobre blogues. Paula Cordeiro, a autora, conta a sua experiência, de como chegou às redes sociais e de como ao longo do tempo elas ganharam peso no seu tempo.

É de frisar que a Paula não é uma “jovem” que queria ser famosa para receber coisas grátis. Estamos perante uma mulher que era provedora do ouvinte e professora universitária, e não menos importante, casada e mãe, por isso não estamos perante uma pessoa à procura de fama, mas sim à procura de um plano B, de quando os seus cargos terminassem, ter uma fonte de rendimento, e eu louvo-a por isso.

Ao longo do livro, recuando entre passado e presente vamos conhecendo melhor a Paula, as suas aspirações, o que lhe passava pela cabeça, e o que sentia em relação à sua presença nas redes socias. Foi aqui que me identifiquei com ela. A desilusão de não atingir os números, o facto de a verem como mais uma, e principalmente os resultados.

É de ressalvar que estes relatos são de quando o instagram era minúsculo face ao que temos hoje em dia. Contudo os dramas, esses mantém-se. A compra de seguidores, a tentativa de crescer de forma pouco saudável e de como é tentador fazê-lo, a síndrome de “a galinha da vizinha é melhor que a minha”.

Eu que raramente marco passagens em livros, fartei-me de o fazer neste livro, e tudo momentos em que a autora descrevia os seus sentimentos. Por exemplo, algo do género, o que aquele perfil faz a mais que eu para conseguir ter mais resultados, ou quando todo o seu trabalho era em vão. Até que ela entrou em colapso e teve de parar.

Vida Instgramável fez-me refletir sobre a importância das redes sociais na minha vida, ou melhor da minha presença enquanto produtora de conteúdo. Eu tenho o meu trabalho, que por acaso até gosto, adoro livros, e por isso criei o blogue em 2017, mas estou longe de influenciar massas como outros perfis, tal como na vida real, tento passar entre os pingos da chuva, e por isso nunca sou notada, ninguém repara. Sou mais uma pessoa naquela rua a tentar a sua sorte.

Contudo este é um exercício constante. Quando aquela publicação tem uma performace pior que a anterior, quando aquele conteúdo não teve o impacto que desejávamos, quando o número de seguidores, em vez de subir, desce. Em todos estes momentos, e mais uns tantos que ficaram por listar, é preciso relativizar tudo, não dramatizar, não considerar uma ameaça pessoal.

Contudo isto não quer dizer que não haja esforço. Continuo a querer fazer algo com este blogue, investi dinheiro e principalmente tempo, e muito, nele, e por isso quero que ele chegue mais longe, mas sempre de modo justo e por mérito. Inscrevi-me numa academia de marketing, aprendi mais sobre redes sociais e publicidade, e mais uma vez é preciso relativizar quando aplicamos o que aprendemos e não resulta.

Em vida instagramável conhecemos a mente da Paula Cordeiro, uma mulher que queria influenciar pessoas no digital, que trabalhou para isso, que procurou saber mais, contactar agências, mas que mesmo assim em vários momentos não conseguiu atingir os seus objetivos. Neste livro conhecemos a forma como isso a afetou, e como conseguiu dar a volta por cima.

É sem sombra de dúvidas um livro que recomendo para influencers, seja instagram ou outra rede social, porque no fundo só muda a plataforma.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial