Durante a pandemia o cinema esteve parado no que diz respeito às salas de cinema tradicionais, em contrapartida as plataformas de streaming ganharam peso. Netflix, Apple, Amazon, HBO, Disney +, entre outras vieram para ficar e têm apostado em filmes que estarão unicamente nas plataformas, e foi aqui que pudemos encontrar muitos filmes novos para nos entreter durante o confinamento, bem como milhares de séries.

Além disso cada vez mais se vê adaptado para o cinema e televisão obras literárias, e é sobre isso que vos venho falar hoje. Desde Kristin Hannah, Jojo Moyes, a Jodi Picoult e muitos outros irão ver as suas obras sair do papel e ganhar dimensão, tanto em filmes como em séries, mas o foco de hoje são os filmes. Venho hoje com uma lista de livros, que já estão traduzidos em Portugal, que vão em 2021 ser adaptados ao cinema e à televisão.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Anatomia de um Escândalo, um thriller da Sarah Vaughan chega pela Netflix em forma de série no outono de 2021, com Michelle Dockery, Rupert Friend e Sienna Miller nos principais papeis.

O livro, que está publicado em Portugal pela Topseller, conta a história de James Whitehouse um homem exemplar tanto a nível profissional como familiar, com exposição pública e que é acusado de violação de uma das suas colaboradoras. Por um lado, temos a sua esposa que acredita na inocência do marido, e por outro a advogada da acusação, que fará tudo para ganhar em tribunal.

Vê na Wook, Bertrand e Book Depository
Goodreads

O Roxinol é um livro que foi muito falado em Portugal quando saiu, pelo menos eu ouvi maravilhas, e também vai sair do papel. Com Dakota Fanning e Elle Fanning, as duas irmãs, nos principais papeis, deverá chegar aos espectadores no fim de 2021, lá para dezembro.

Editado pela Bertrand Editora em 2016, este livro passa-se durante a 2ª Guerra Mundial. Citando a sinopse, que acredito definir bem o espírito do livro, «O Rouxinol narra a história de duas irmãs separadas pelos anos e pela experiência, pelos ideais, pela paixão e pelas circunstâncias, cada uma seguindo o seu próprio caminho arriscado em busca da sobrevivência, do amor e da liberdade numa França ocupada pelos alemães e arrasada pela guerra. Um romance muito belo e comovente que celebra a resistência do espírito humano e em particular no feminino.»

Vê na Wook, Bertrand e Book Depository
Goodreads

Jojo Moyes é conhecida pelo seu livro Viver Depois de Ti, que foi adaptado ao cinema e um sucesso de vendas. Este ano vai novamente um dos seus livros ser adaptado, desta vez A última carta de amor, editado pela Porto Editora em 2012, contudo o original é de 2008. O livro passa-se em duas épocas, os anos 60 e 2003, onde uma jornalista encontra uma série de cartas de amor no arquivo do jornal onde trabalha, e «fica de imediato obcecada pela história, que lhe permitirá escrever um artigo que relance a sua carreira e talvez até a ajude a lidar com a sua própria vida amorosa.»

Será mais um filme com o selo Netflix e que contará com Felicity Jones, Shailene Woodley e Joe Alwyn nos principais papeis.

Vê na Wook, Bertrand e Book Depository
Goodreads

Jodi Picoult é conhecida pelos seus romances sempre com um mistério e tribunais por detrás. Para a Minha Irmã, um dos seus livros mais antigos foi adaptado em 2009 ao grande ecrã, com Cameron Diaz no principal papel. Agora em 2021 é Um Clarão de Luz a ser adaptado. Publicado pela Editorial Presença em 2019, chega em forma de série este ano com Joey King no principal papel.

Este livro passa-se numa clínica de saúde especializada em cuidados reprodutivos, que num dia normal é invadida por um atirador. Esta história tem uma particularidade é que começa do fim para o início, ou seja vamos sempre recuando na história e até saber as motivações do invasor.

Vê na Wook, Bertrand e Book Depository
Goodreads

Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie será mais um livro a ser adaptado a uma mini-série, desta vez pela HBO. Com Lupita Nyong’o no principal papel, o livro que serviu de inspiração a esta série está em Portugal publicado pela Dom Quixote. Nele conhecemos dois adolescentes nigerianos, Ifemelu e Obinze, que se apaixonam. Com a guerra Efemelu imigra para os Estados Unidos da América onde entra para a universidade, enquanto Obinze torna-se um imigrante ilegal em Londres.

Vê na Wook, Bertrand e Book Depository
Goodreads

Já leram algum destes?
Qual estão mais curiosos para ler ou ver o filme?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial