Segredo Mortal de Bruno M. Franco
ISBN: 9789898979827
Edição: 03-2021
Editor: Cultura Editora
Páginas: 488
Género: Thriller, Policial
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,21✯ (aqui)

Sinopse

Segredo Mortal de Bruno M. Franco

Na véspera de Natal, cheias massivas submergem o centro de Lisboa, causando danos incalculáveis e centenas de mortes. Designada por Desastre de Lisboa, a catástrofe é atribuída ao aquecimento global. Mas terá resultado realmente das alterações climáticas?
Um cenário aterrador é descoberto numa praia. Chamados a intervir, Leonardo Rosa e Marta Mateus, inspetores da Polícia Judiciária, deparam-se com a mais tortuosa perversidade: Um puzzle humano.
Iniciando uma caça ao homem, descobrem o perfil de um assassino, perigoso e inteligente, que desafia as capacidades dos inspetores. Assombrado pelos seus próprios fantasmas, Leonardo Rosa terá de ultrapassar barreiras para conseguir chegar à verdade: A descoberta de um segredo incrível.

Entretanto, um jovem recém-licenciado é acusado de dois crimes que ele jura não ter cometido. Encurralado, decide fugir e provar a sua inocência, mas logo se envolve numa teia de acontecimentos que o leva a uma conclusão terrível: Matar é a única forma de sobreviver. Em busca de justiça e da verdade, vários acontecimentos sangrentos levam os inspetores e o jovem a embrenharem-se na maior conspiração de todas. Conseguirão sair dela vivos?

Sobre o Autor

Bruno M. Franco é um escritor português nascido em setembro de 1990.
Licenciado em Radioterapia, trabalha no IPO de Lisboa. Praticou natação de competição desde 2002 até 2016, representando o Clube Lisnave e, mais tarde, o Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro. Sempre que pode, continua a dar umas braçadas com a sua equipa. Segredo Mortal é o seu livro mais ambicioso e promete surpreender todos os leitores.

Ocupa parte do seu tempo a escrever no seu blogue pessoal, onde se podem encontrar alguns textos inéditos do autor.

A Minha Opinião

Esta foi uma leitura que se iniciou ainda em fevereiro, mas que apenas terminei no fim de abril, para minha defesa é um livro muito grande, e não tive muito tempo de leitura.

Sob vários pontos de vista o livro inicia-se com o desastre de Lisboa, em que chuvas torrenciais inundaram Lisboa como nunca antes se tinha visto. Vários meses passam e um crime hediondo é cometido e encontram partes de corpos enterrados na praia, a policia judiciária é chamada a resolver o caso. Ao mesmo tempo um jovem é acusado de duplo homicídio de dois policias e coloca-se em fuga de modo a provar a sua inocência.

No geral gostei do livro. Tem suspense, mistério, ação, contudo tem também muita palha. Eu percebo o objetivo, transmitir conhecimento ao leitor. Temos desde de acontecimentos atmosféricos a factos sobre serial killers. Se é interessante, é sim, contudo para uma leiga em ciências, física e tudo o que com estes temas esteja relacionado, não retive grande informação, confesso, mas dou mérito ao autor pelos temas abordados porque demonstra investigação.

Quanto às personagens, temos muitas. Mudamos muitas vezes de ponto de vista. Eu percebo a dinâmica que o autor pretende criar, oferecendo ao leitor oportunidade de conhecer os vários pontos chave da história, contudo pode tornar a história confusa e faz com que, no meu caso, não tenha criado ligação à dupla de inspetores. Senti que nos foram apresentados de forma superficial, no caso do inspetor Leonardo, de quem lemos o ponto de vista, constantemente ele reprime as suas emoções e pensamentos para além do caso, eu percebo, mas gostava de o ter conhecido mais, apesar de o pouco que soubemos da sua vida amorosa.

Por exemplo, o Carlos, o jovem fugitivo já é diferente. Acompanhamos o seu drama, vivemos tudo com ele, e faz com que criemos empatia com toda a sua história.

Por fim a ligação entre os dois temas. Senti que andamos o livro todo a tentar perceber o que liga os dois casos. Se por um lado é interessante ficar em suspense, por outro cria expectativas elevadas.

Eu gostei da ligação, acho que foi bem integrado, mas acho que o fim foi a despachar. Senti que o autor apressou um bocado depois de ter passado o livro todo a descrever tudo, chegamos ao fim e as explicações souberam-me a pouco… O que aconteceu ao Carlos? Haverá novo livro com esta dupla? Ficou muito por explicar. Em suma, talvez não tenha parecido, mas eu gostei do livro, contudo há margem de progressão para o autor melhorar num próximo livro. Para quem gosta de policiais, leiam este. Autor nacional, investigado pela judiciária portuguesa e tem bastante suspense e mistério, eu cá não adivinhei o final!

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial