O nome Dolly Alderton não me era desconhecido, mas quando o novo livro “Estás aí?” saiu, fiquei com vontade de conhecer, prometia ser uma comédia romântica e há muito tempo que não lia uma.

Neste livro conhecemos Nina, uma jornalista, autora de livros de culinária que está nos trinta. Acabou um relacionamento há algum tempo e tem-se dedicado ao trabalho, contudo à sua volta os seus amigos já estão todos comprometidos, ou com filhos, e ela e a Lola são as únicas que se mantém solteiras, esta última, não o está por falta de esforços, principalmente através das conhecidas aplicações de encontros, e convence Nina a instalar uma. Lá conhece um homem que parece ser a sua alma gémea, mas será verdade?

Este livro aborda muitos temas, o tabu de envelhecer solteiro, a pressão de todos à nossa volta passarem para a “próxima fase da vida” de constituir família, as aplicações de encontros e a doença de alzheimer.

A Nina convida os seus amigos para o seu aniversário e são poucos os solteiros, vai a um casamento e é a única solteira, acho forçado, parece que todos estão num relacionamento, quando é estranho isso acontecer um evento, mas ela não está muito preocupada com isso, apenas quer viver a sua vida e que continue tudo igual, mas as pessoas à sua volta também mudam, a sua melhor amiga vai ter o segundo filho, sentem que não têm os mesmos gostos, e este é outro dos seus problemas.

Um dos temas centrais do livro é o estado do pai da Nina, que tem alzheimer, e que ao longo de toda a história vai piorando. Além da doença, a relação entre a Nina e a mãe piora constantemente pelas suas atitudes, que eu própria condenei ao longo do livro, mas seremos nós alguém para condenarmos os outros sem saber o que eles estão a sofrer interiormente? Acho que não.

E vocês devem estar a perguntar e as aplicações de encontro? A autora acabou por falar essencialmente da conexão que ela tem com o Max, que conhece por lá, sobre a qual não posso falar muito sem revelar, apenas digo que não me surpreendeu muito e gostava de ler uma sequela…

Em suma, está longe de ler uma comédia romântica, não o é, mas não deixa de ser uma leitura agradável que nos faz pensar sobre a nossa vida e a própria sociedade.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

Sobre o Livro

Estás Aí? da Dolly Alderton
Título Original: Ghosts
ISBN: 9789899039414
Edição: 04-2021
Editor: Cultura Editora
Páginas: 328
Género: Romance
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,98✯ (aqui)

Sinopse

Estás Aí? da Dolly Alderton

Uma comédia romântica sobre os homens que desaparecem assim que dizem que te amam…

Nina Dean não está especialmente incomodada por estar solteira aos trinta. Tem o seu apartamento, é uma escritora de culinária bem-sucedida e tem suficientes amigos para manter a agenda social cheia.

Ao instalar uma aplicação de encontros, conhece o homem certo logo na primeira saída. Têm conversas espirituosas e irónicas, partilham um ódio por desporto, dançam juntos como dois loucos, criam um universo inteiro de piadas particulares e têm uma química inigualável.
Mas, quando Max deixa de lhe responder, Nina é forçada a lidar com tudo o que tem tentado esquecer…

Engraçado e dolorosamente relacionável, o romance de estreia da Dolly Alderton está repleto de observações inteligentes sobre relacionamentos, família, memória e a vida moderna.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial