Não tenho por hábito ler romances históricos, nem livros sobre a Segunda Guerra Mundial à exceção dos livros da Danielle Steel, A Condecoração é o segundo livro da temática que leio, o primeiro foi o Pégaso no início do ano (parece que foi ontem).

Este livro passa-se em França, quando o país foi invadido pelos alemães. Judeus foram levados para campos de concentração, e no meio desta desgraça conhecemos Gaëlle, uma jovem francesa de 16 anos que vive com os seus pais num grande castelo em Lyon. Quando vê a sua melhor amiga Rebeka e a sua família a ser levada pelos alemães sente-se impotente e revoltada com o que se está a passar no seu país. Sem nada a perder torna-se membro da resistência. Contudo é acusada de colaboracionista e é humilhada, mas nem assim desiste e vai à procura de uma nova vida para Paris.

É um livro com um início muito intenso. Confesso que desconhecia estes contornos da história em França, não tinha noção que os judeus franceses tinham sido levados para campos de concentração, tal como aconteceu na Alemanha, Polónia e outros. Ocuparam as casas inclusive de pessoas que lá viviam e governavam como se fosse tudo deles. A realidade contada nestas primeiras páginas é de uma grande revolta.

Pior só mesmo o que acontece quando eles resolvem ir embora e os aldeãos acusam-se uns aos outros de terem colaborado com os alemães. Não há provas de nada, apenas intrigas. E ver a Gaëlle que tanto ajudou os judeus a ser levada nesse rol é revoltante.

Depois conhecemos toda a vida de Gaëlle depois da guerra, como ergueu a sua vida, de como as coisas mudaram. Fala-se da Dior e da Coco Channel e de como estavam em lados opostos da barricada (o que me fez ter curiosidade em ler o livro sobre a Coco que vi pelo instagram), e temos os EUA, e de como tudo é diferente.

Gostei bastante das personagens, mesmo a Dominique me ter enervado e me apetecer bater-lhe constantemente, mas a Gaëlle é um doce de senhora.

Em suma é um livro que recomendo ler para quem gosta de romances históricos passados na segunda guerra mundial. Com drama, muito romance e delicadeza, aborda temas interessantes e que nos fazem refletir na história. Deixo apenas um silêncio quanto à capa, que apesar de seguir a original não é nada apelativa.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

Sobre o Livro

A Condecoração da Danielle Steel

A Condecoração da Danielle Steel
Título Original: The Award
ISBN: 9780593068960
Edição: 05-2021
Editor: Círculo de Leitores
Páginas: 342
Género: Romance Histórico
Onde Comprar
Círculo de Leitores
Goodreads: 4,15✯ (aqui)

Sinopse

Quando o exército alemão ocupa a França, em 1940, Gaëlle de Barbet tem 16 anos. Em poucos meses, o pai e o irmão são mortos, a mãe sucumbe à loucura e a sua melhor amiga, Rebekah Feldmann, é internada num campo de prisioneiros. Correndo riscos terríveis, Gaëlle torna-se membro da Resistência, garantindo destemidamente a segurança de crianças judias sob o olhar da Gestapo e dos seus colaboradores franceses.

Na fase final do conflito, Gaëlle põe em prática um plano para ajudar a salvar os tesouros artísticos do seu país. Contudo, quando a guerra acaba, é falsamente acusada como colaboracionista e foge para Paris, desonrada e em desgraça. É nessa cidade que começa uma nova vida, que acabará por levá-la a Nova Iorque, passando por uma carreira como modelo da Dior, pelo casamento, pela maternidade, por perdas terrivelmente dolorosas e por um amor duradouro, desenvolvido na idade madura, quando regressa a França.

Mas os fantasmas do passado nunca andam longe. Onde quer que vá, mantém-se o rótulo de colaboracionista até que a sua neta, uma respeitada jornalista especializada em política, inicia uma longa luta para que a sua avó seja finalmente reconhecida como uma heroína.

Opinião de Outros Livros da Autora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial