Desde que este livro saiu em Portugal que eu o vejo nas redes sociais. Só ouvi maravilhas sobre ele, mas também ouvi a história, e Lá Onde o Vento Chora da Delia Owens está longe de ser o meu tipo de livro, e por isso fui adiando a leitura. No mês de junho, o UTP BookClub criado pela Inês do instagram Under The Pages tinha como livro do mês este, e eu pensei: porque não? Vamos lá finalmente ver se vale a pena ou não este livro. E pronto foi assim que comecei a ler.

O livro conta a história de Kya, uma criança que vive com os pais e os irmãos num pântano. Aos cinco anos a mãe vai-se embora, e a partir daí a vida dela muda para sempre. Um a um todos os irmãos se vão embora ficando ela e o pai. Kya tem que crescer à força, principalmente no dia que o pai também desaparece. Para sobreviver a pequena vende mexilhões e outras coisas para conseguir ter o que comer. Os anos passam e ela é acusada de matar um rapaz, e perante uma cidade que a considera uma vândala, a miúda do pantanal.

Como disse desde início, este é um género de livros que está longe de ser o meu favorito. Muito drama, e principalmente pouca ação. Primeiro que se perceba onde a história vai chegar demorou bastante. Eu lia e lia e não percebia, não tinha lido a sinopse, o que ia acontecer. O que era a história afinal? A descrição da vida da pobre miúda no pantanal? Demorou muito para saber.

Contudo a escrita da autora é muito boa, pelo que apesar de tudo, estas descrições foram bastante agradáveis, e fáceis de ler apesar de não saber onde iam chegar.

É um livro intenso em sensações. Vemos a descriminação a acontecer, tanto por se ser diferente como por se ser negro. A Kya é posta de parte pela sociedade como sendo uma pessoa menor, por mais que seja mais inteligente e mais prestigiada que qualquer um dos que a criticam. E mesmo sendo agridoce, gostei de ver a vida dela a mudar, a superar os obstáculos e a sobreviver contra todas as expectativas.

O final é maravilhoso e deixou-me de boca aberta. Vale a pena acreditem. Surpreendeu-me, e dei por mim a querer terminar para vir o que ia acontecer. Por isso posso afirmar que foi uma boa surpresa e que às vezes é bom sair da nossa zona de conforto. Delia Owens leva-nos para um pantanal onde não há nada além de animais, Lá onde o Vento Chora, vive uma rapariga que nos mostra que todos os nossos problemas podem ser relativizados.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Sobre o Livro

Lá, Onde o Vento Chora da Delia Owens

Lá, Onde o Vento Chora da Delia Owens
ISBN: 9789720032201
Edição: 07-2019
Editor: Porto Editora
Páginas: 392
Género: Romance
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,46✯ (aqui)

Sinopse

Kya tem apenas seis anos de idade quando vê a mãe sair de casa, com uma maleta azul e sapatos de pele de crocodilo, e percorrer o caminho de areia para nunca mais voltar. E à medida que todas as outras pessoas importantes na sua vida a vão igualmente abandonando, Kya aprende a ser autossuficiente: sensível e inteligente, sobrevive completamente sozinha no pantanal a que chama a sua casa, faz amizade com as gaivotas e observa a natureza que a rodeia com a atenção que lhe permite aprender muitas lições de vida.
O isolamento em que vive durante tantos anos influencia o seu comportamento: solitária e fugidia, Kya é alvo dos mais cruéis comentários por parte dos moradores da pacata cidade de Barkley Cove.
E quando o popular e charmoso Chase Andrews aparece morto, todos os dedos apontam na direção de Kya, a miúda do pantanal. E o impensável acontece.

Neste romance de estreia, Delia Owens relembra-nos que somos formatados para sempre pelas crianças que um dia fomos, e que para sempre estaremos sujeitos aos maravilhosos, mas também violentos, segredos que a natureza encerra.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial