Este livro foi difícil de acabar, mas na verdade foi uma boa leitura. Complicado não? Pois, mas a Aniversariante do Anders Roslund é isso mesmo, um livro complicado.

Alternamos entre dois pontos de vista, de um lado o inspetor Anders Roslund, um polícia já no fim de carreira, que vê um dos seus antigos casos a vir ao de cima. Por outro, temos Piet Hoffmann, um ex-informador da polícia que tem um passado mais negro do que um quadro de giz, e esse mesmo passado vem para o assombrar, a ele e á família.

Li este livro em leitura conjunta com a @andreya_reads, depois de um apelo que fiz no instagram a pedir parceiras, tive tantas que atrasei as leituras, e não foi pouco. Como nenhuma de nós tinha muita vontade fomos adiando, até que eu terminei (acho que ela ainda não!)

O livro está dividido em 8 partes (se a memória não me falha), cada uma delas num ponto de vista diferente, seja da Anders, do Piet ou de uma outra personagem que vai aparecer. E posso dizer que até à parte 3/4 não se percebe bem o que vai acontecer. Que ligação existe entre vidas tão diferentes, o que raio é que estamos a ler, não é fácil. Contudo ao nível da escrita achei muito fluída, e agradável de ler, o que foi interessante e a minha salvação.

A partir de metade do livro começamos a entender as coisas, e mais para o fim, sim, a coisa fica bastante interessante e cativante e uma pessoa só quer terminar para deslindar o crime. Confesso que não esperava um final daqueles, e estava bem longe da descoberta do mistério. Daí ter dado mais estrelas do que daria habitualmente quando um livro me aborrece, mesmo que no início.

É um livro que custa a avançar pelo enredo, mas que vale a pena se chegarmos ao fim. Como eu disse é um livro complicado, mas interessante. Entramos no mundo do trafico de armas na Suécia vindas de leste, com gangues e coisas a sério, macabras, como os nórdicos nos habituaram.

Se se cruzarem com este livro, se tiverem paciência para um livro longo, leiam, porque no fim vale a pena.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

porto editora

Sobre o Livro

A Aniversariante do Anders Roslund
Ewert Grens #9
Título Original: Jamåhonleva
ISBN: 9789720033833
Edição: 09-2020
Editor: Porto Editora
Páginas: 456
Género: Policial
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,96✯ (aqui)

Sinopse

Atrás de uma porta fechada, há um bolo de aniversário com cinco velas. E uma criança num vestido vermelho que canta sem parar: Parabénsavocê, antecipando uma celebração… que nunca chegará a acontecer.

Passaram-se entretanto dezassete anos. O superintendente Ewert Grens, agora à beira da reforma, é chamado novamente ao local de um crime atroz que ainda lhe assombra os sonhos. No decurso desta nova investigação, Grens percebe que deixou escapar algo da primeira vez e suspeita de que alguém regressou com o objetivo de silenciar a única testemunha sobrevivente.

Enquanto isso, há quem tente por todos os meios recrutar os serviços pouco convencionais de Piet Hoffmann, ex-informador da polícia. No entanto, a recusa de Hoffmann em vestir de novo a pele de vilão coloca toda a sua família em grande perigo.

Tentando perceber quem está por detrás de um plano maquiavélico para literalmente fazer implodir o submundo do crime na Suécia, Hoffmann alia-se a Grens. Ao longo de três vertiginosos dias, os dois terão de salvar mais do que um inocente, numa corrida trepidante contra o tempo.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial