Livros infantis e livros de banda desenhada é algo que eu tenho lido muito este ano. E o mais recente foi a Mimi e Eunice da Nina Paley, que aborda temas interessantes de uma forma leve.

Mimi e Eunice são duas espécies de cadelas, ou um animal muito parecido com isso, não consigo definir, na verdade o desenho faz-me lembrar o Mickey, numa versão que passava em pequenos segmentos do Disney Channel. Elas são diferentes na forma de pensar e neste livro acompanhamos a discussão sobre os direitos de autor. De uma forma divertida elas explicam-nos o que são, para que servem e a sua importância.

Para começar o tema é importante principalmente porque o digital é cada vez mais relevante e há a ideia de que o que se encontra na internet é de todos, mas não. Há autores para os textos e fotógrafos para as fotografias, por exemplo. Contudo frequentemente nos esquecemos disso, e se em alguns casos é inofensivo, nem sempre o mesmo acontece.

De negativo destaco a tradução, muitos termos em brasileiro. Penso ser para agradar a uma maior amplitude de leitores, sendo o Brasil um mercado enorme, mas talvez ao nível digital fazer duas versões será uma boa solução, uma vez que os custos serão mais baixos.

De qualquer forma é muito bom ver estes livros de BD a serem traduzidos, e principalmente a discutirem temas deveras interessantes.

Classificação

Rating: 3 out of 5.

Leitura com Apoio

Sobre o Livro

Mimi e Eunice da Nina Paley
ISBN: 9781008970540
Edição: 08-2021
Editor: FA
Páginas: 52
Género: Banda Desenhada
Onde Comprar
Lista de Pontos de Venda
Goodreads: 4,00✯ (aqui)

Sinopse

Mimi e Eunice é um apanhado de tiras de banda desenhada que evidenciam a relação conflituosa da criação artística. Com diálogos curtos e diretos, as personagens Mimi e Eunice convidam todos nós a pensar sobre o tema de forma inteligente e bem-humorada.

Da autoria da cartoonista norte-americana, animadora e ativista da cultura livre Nina Paley. As tiras possuem um estilo gráfico simples que abordam temas como propriedade intelectual, ironia, hipocrisia e a política, com um tom sarcástico e humorado. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial