Narrativa Póstuma de um Cadáver Afogado em Nevoeiro é um policial, com um título demasiado longo, passado em Viana do Castelo na mesma altura, dos crimes de Aguiar da Beira cometidos por Pedro Dias. Escrito por Orlando Ferreira Barros, autor de diversas obras.

Renascida Ximenes e Cardeira são uma dupla de inspetores da polícia judiciária que em dia de folga são chamados a resolver um homicídio. Era o dia de folga de Cardeira, mas com todos os efetivos à procura de Pedro Dias é obrigado a ir trabalhar. Já a inspetora Ximenes vai voltar ao seu passado, e isso será um bónus porque viveu lá e conhece bem as pessoas.

Confesso que o início do livro não estava muito cativada. Não estava a ver a história a desenvolver, mais precisamente a investigação, e a coisa não andava. Depois não estava a conseguir criar ligação com os inspetores. O Cardeira é um macho alfa, traiu a mulher durante toda a vida e não há remorsos, meteu-me uma certa aversão… e nunca estava focado na investigação, sempre a pensar na amante… Depois a Ximenes, ao longo do livro vamos conhecer o seu passado, e percebendo o porquê de ser meio desmiolada, e até fui gostando dela, agora dele nem por isso.

Quanto ao texto, temos muitas páginas em que a história não avança, muita palha desnecessária, flashbacks das personagens, só do meio para a frente começa a desenvolver, e aí sim a ficar interessante porque o caso começa a ficar deslindado, e a Ximenes mostra o quão boa inspetora será no futuro e tem faro para a coisa. E ao longo do livro vamos percebendo como ela atua, e o seu potencial, e isso foi muito interessante e é bom ver que se escrevem policiais em Portugal que não se passam em Lisboa.

Eu não conheço Viana do Castelo, infelizmente, mas este livro consegue ser um roteiro da cidade, porque se fala em monumentos, rotundas, doces e gostei de sentir que estava a viajar para lá.

Sendo a inspetora originária do Porto, vemos algo interessente espelhado no texto que é a troca os v por b, e algumas expressões típicas nortenhas, que confesso não conhecia. Tem também algo também comum, segundo dizem, no Norte, que é o uso de asneiras. Não gostei muito, percebo o impacto que o autor queria causar, mas achei demasiado, porque era sempre a mesma “a puta da preta”. Mostra o racismo latente na cultura portuguesa, acredito que seja real, mas numa parte do livro, era constante.

Achei o título grande demais, e eu não consegui decorar, e muito sinceramente acho que se consiga fazer, e apesar de ao longo do livro aparecer umas passagens ditas pelo morto, só a última achei interessante, mas que facilmente podia ter sido substituída…

Em suma, foi uma leitura agradável e uma grande surpresa. Tem vários pontos positivos, mas destaco o facto de se passar longe das capitais de grandes cidades cinematográficas, porque existe mais do que Lisboa, e infelizmente há crimes em todo lado, e fiquei super contente de se passar em Viana, de conhecer mais sobre a cidade. O final era despropositado, mas parece-me que há condições para haver mais livros com esta dupla, e eu gostava de ler.

Classificação

Rating: 3.5 out of 5.

Leitura Com Apoio

Sobre o Livro

Narrativa Póstuma de um Cadáver Afogado em Nevoeiro do Orlando Ferreira Barros
ISBN:  9789895477524
Edição: 10-2021
Editor: Edições Trebaruna
Páginas: 418
Género: Policial
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,33✯ (aqui)

Sinopse

Um homicídio em Viana do Castelo choca a cidade: Tito Benito, um rapaz recatado e comedido, aparece violentamente morto nas ruínas abandonadas do Convento de S. Francisco do Monte.

Dois inspetores da Judiciária de Braga, Silvano Cardeira e Renascida Ximenes, são chamados ao local, para Ximenes descobrir, com assombro, que a vítima era seu colega dos tempos de escola. O retorno à cidade onde Ximenes renasceu fá-la confrontar-se com o passado que tenta a todo o custo espezinhar.

Viana simbólica, a cidade é palco das vidas entrelaçadas destas personagens. O cadáver tenta falar, mas ninguém presta atenção ao que diz.

Um policial à maneira do Norte, com Viana do Castelo como pano de fundo.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial