O primeiro livro que li da Vanessa Montfort foi “As mulheres que compram flores”, e nunca anotei tantas citações num livro, por isso parti para a leitura “O Sonho da Crisálida” com muitas expectativas.

Este livro foi uma leitura para o meu clube “Livros desconhecidos” do mês de Outubro de 2021, eu ando bastante atrasada nas opiniões. Foi uma leitura que se arrastou para lá do mês definido, e mais à frente vão perceber o porquê de ter acontecido.

Neste livro conhecemos Patrícia, uma espanhola que trabalha numa agência de marketing depois de ter deixado o seu trabalho como jornalista. Numa viagem dos Estados Unidos da América para Espanha conhece uma mulher com uma história que promete ser reveladora, e fazem um pacto têm um ano para endireitarem as suas vidas.

É um livro massudo, admito logo isso, mas aborda temas interessantes. Comecemos pela igreja, de onde vem a Greta, a mulher que a Patrícia encontra no avião. A Greta conta muitos podres na igreja, inveja, assédio, nada que me surpreenda, mas é interessante ler sobre como uma pessoa foi vítima de tudo isto.

Outro tema é o excesso de trabalho, de como isso nos sufoca a vida e a leva a ter de ir para um retiro para descansar por estar a entrar em burnout. Parte de mim reviu-se na Patrícia, e ao mesmo tempo, a outra quer nunca chegar a esse ponto.  Além disso temos também um conjunto de personagens com os seus próprios problemas que são bastante interessantes.

Contudo, repito, é massudo. Não é um livro dinâmico, a acontecer muita coisa ao mesmo tempo, e um livro com bastantes descrições, com a história da Greta, que é basicamente descrita, sem muitos diálogos, intercalada com o presente, e aí sim a história da Patrícia.

Crisálida é o estado entre a passagem da larva para borboleta, que é usado como metáfora para a mudança tanto da Greta como da Patrícia, sendo bastante interessante de entender de como a transformação das borboletas se assemelha tanto aos humanos.

Mesmo assim foi uma boa leitura, mas de facto não é para todos, apesar de retirarmos dela boas lições para levarmos para a vida.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Sobre o Livro

O Sonho da Crisálida da Vanessa Montfort

O Sonho da Crisálida da Vanessa Montfort
ISBN:  978-972-0-03449-6
Edição: 06-2021
Editor: Porto Editora
Páginas: 544
Género: Romance
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,33✯(aqui)

Sinopse

Uma grave crise de ansiedade obriga Patricia a repensar a sua vertiginosa vida profissional, responsável por problemas com a família, os amigos e o namorado. É nesta altura que conhece Greta, uma misteriosa mulher que, no passado, foi obrigada a rebelar-se contra a sociedade que a rejeitava. Graças ao seu apaixonante relato, Patricia descobre que, num mundo inseguro, a única coisa capaz de a salvar é a crença em si própria.

Com uma narrativa empolgante e cheia de esperança, O Sonho da Crisálida é uma crónica de rebeldia, uma bonita história de amizade e um retrato verdadeiro e necessário sobre a sociedade do século XXI, uma sociedade que, devido à pressa, ao consumismo, às dependências digitais e à autoexigência, nos levou a esquecer o que realmente importa, convertendo-nos em eternos escravos da urgência.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial