Primeiro livro que li da autora. Contudo já muito ouvi dizer sobre a Isabel Stilwell e dos seus romances históricos o que me fez começar a Inês de Castro com muita vontade e expectativa.

Acho que nenhum português não sabe quem é a Inês de Castro, e sendo eu de Coimbra, pensava eu que conhecia a história de trás para a frente, e não é bem assim. O livro começa na tenra idade de Inês, uma menina curiosa, espevitada que é criada em casa dos Albuquerque, o irmão bastardo do Rei D. Afonso IV, pai de D. Pedro I. Vamos acompanhando o seu crescimento, ao mesmo tempo que a autora nos conta o que está a acontecer em Portugal e Espanha. Entre a corte portuguesa e espanhola, Inês, que desde que viu Pedro pela primeira vez que suspira por ele, torna-se espia e barregã.

Confesso que tinha outra ideia de Inês de Castro, talvez mais humilde, mas não Inês quer ser rainha, e sabe que o destino lhe irá trazer isso, contudo é realmente apaixonada por Pedro. Pedro foi a desilusão, um autêntico banana. Incapaz de fazer frente ao pai, o culminar desta história de amor foi culpa dele. Por mais que estivesse apaixonado por ela, disso não duvido, era incapaz de fazer o que quer que fosse para tornar legitima a relação deles, sendo que Pedro já era viúvo nessa altura. Iludindo inclusive Inês com o casamento.

Além disso gostei de que o livro não se centrasse apenas na história de amor, mas também na da Península Ibérica. Em Espanha havia uma história muito parecida com a de Inês e Pedro, mas com um desfecho diferente. Contudo percebíamos como o que acontecia lá influenciava a vida da corte portuguesa, e dos jogos de poder que se faziam.

No final tem uma seção onde conta o que é real e o que é ficção, para que nós possamos fazer uma triagem daquilo que aprendemos durante a leitura.

Foi uma história que eu gostei bastante de conhecer, e que me deu vontade de ler mais livros da autora, porque o conhecimento de história que nos passa é muito e de uma forma lúdica. Nesta história já todos conhecemos o trágico final, mas a verdade é mesmo nesse temos uma surpresa! Se gostam de romances históricos não percam a oportunidade de ler este!

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

Sobre o Livro

Inês de Castro da Isabel Stilwell
ISBN:  9789897775093
Edição: 10-2021
Editor: Editorial Planeta
Páginas: 488
Género: Romance Histórico
Onde Comprar
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,28✯(aqui)

Sinopse

A história de Inês de Castro como nunca ninguém a contou.

Inês de Castro tremia na sua presença. Afonso IV era o rei que levara à morte o meio-irmão, Afonso Sanches, o seu adorado tio que a havia recebido como uma filha. O homem que tirara tudo à sua família. O homem que a expulsara sem dó nem piedade da corte para a afastar do seu único filho, acusando-a de ser uma perigosa espia. O homem que humilhava o seu Pedro que, tropeçando nas palavras, não conseguia impor-se ao pai e afirmar o amor por ela. O homem que nascera sob a estrela de Algol, como a avisara repetidas vezes a sua querida Zulema. Algol, a estrela do demónio…

Quando Inês ouviu o galope dos cavalos e viu o estandarte real caiu de joelhos e implorou, olhando os sete anéis de Afonso IV que a hipnotizavam. Mas o seu destino estava traçado. Mais uma vez Pedro lhe falhara, cobarde, frágil, não estava ali para a defender, para gritar que ela era sua mulher, casados perante Deus, mãe dos seus filhos legítimos ….

Isabel Stilwell, autora best-seller de romances históricos, traz-nos Inês de Castro, protagonista da maior história de amor de Portugal. Imortalizada nos espantosos túmulos de Alcobaça, contada em livros, quadros e lendas.

Entre Portugal e Castela, entre intrigas, traições e casamentos reais, Isabel Stilwell traça, ao som do alaúde, o seu retrato de Inês de Castro, uma ágil espia que moveu as peças no tabuleiro do poder, amante apaixonada que enfeitiçava com os seus olhos verdes e, por fim, rainha de Portugal. Uma história que ficou para sempre gravada em pedra.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial