Não sei bem o que dizer d’A Lenda do Belo Soldado da Margarida Rebelo Pinto. Posso começar por dizer que já li um livro da autora, ao qual dei 2 estrelas e despachei na hora para outra casa. Isto já foi há uns aninhos, e eu nunca mais li nada da Margarida, comprei um livro, mas não li nada.

Partilhei nos stories que este livro não tinha nada a ver com considerado “tradicional” da autora. E perguntaram-me se era bom ou mau. Para mim é bom, para quem gosta do tradicional talvez não.

Esta história pega na lenda de um Guerreiro Lusitano, Viriato, e num cavaleiro que o acompanhava, que não mais do que uma mulher disfarçada. Conhecemos toda a história desta mulher, o que a leva a se tornar guerreira, o amor e o seu desfecho.

A lenda em que a autora se baseou é verdadeira, contudo o fim foi alterado o que dá um toque diferente para quem já conhece a lenda, para quem como eu nada conhecia, foi tudo uma novidade.

Achei que a história teve profundidade, principalmente no que diz respeito a uma mulher fazer-se passar por homem, quando a própria assume que não tem um físico masculino, mas menção às suas mãos, que são finas, a voz é treinada para ficar mais grossa. O tempo em que está sob a forma de soldado não é exaustivamente descrita, passam-se muitos anos, e é pouco aprofundado.

Contudo gostei do que a Margarida fez, é romance histórico, mas que se versa sobre um tempo da história pouco conhecido, sendo sincera nem me lembro muito dele nas aulas de história, acho que podíamos ter mais detalhes históricos. Mas também acredito que não seja assim tão fácil como se pensa.

Acho que no conjunto a autora conseguiu um híbrido, temos o romance, o amor desmedido, pelo qual são conhecidos os livros dela, e temos um pouco de história, de conhecimento que torna a história mais “séria” (espero ter-me feito entender).

Para finalizar é um livro que se lê muito bem, uma escrita bastante fluída, uma letra com um tamanho considerável, o que faz com que se leia a um bom ritmo este livro.

Em suma, para quem gosta de romances de época este é um bom livro, porque tem o romance e tem alguns factos históricos, mas nada de muito exaustivo. Para quem nunca leu Margarida Rebelo Pinto, este pode ser um bom livro para começar, para quem já leu, e não gostou muito, deem uma oportunidade a este, acho que pode ser uma boa leitura!

Classificação

Rating: 3.5 out of 5.

Leitura com Apoio

Clube do autor

Sobre o Livro

A Lenda do Belo Soldado da Margarida Rebelo Pinto
ISBN: 9789897245985
Edição: 11-2021
Editor: Clube do Autor
Páginas: 240
Género: Romance
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,53✯(aqui)

Sinopse

Inspirada em factos históricos e numa das mais antigas lendas do nosso país, Margarida Rebelo Pinto recria uma personagem apaixonante e corajosa, anterior à fundação de Portugal.

Reza a lenda que um belo e misterioso soldado seguiu o guerreiro Viriato desde o início da luta contra os romanos até ao último dia da sua vida. Conta-se que o belo suldório, ao ver o chefe imolado na pira, revelou a sua verdadeira identidade e saltou para as chamas, unindo o seu destino ao do herói luso. O nome do bravo soldado perdeu-se no tempo. Neste romance, a história ganha outra vida.

Portugal é um país rico em estórias e mitos. Inspirada nas nossas raízes, a autora convida o leitor a uma viagem aos idos tempos da Lusitânia, exaltando a eterna força e determinação femininas, num romance original e surpreendente.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial