Não conhecia a Camilla Grebe, mas por norma os thrillers nórdicos são bons, ou pelo menos eu tenho tido boas experiências, O Gelo Sob os Seus Pés não me fez pensar o contrário.

Uma mulher aparece numa casa dos subúrbios decapitada, casa essa de um Jesper Orre, diretor financeiro de um grande armazém de roupa. Orre está desaparecido, e a mulher ainda não foi identificada. Acompanhamos a dupla de detetives a tentar desvendar o caso, que é muito parecido com um outro que tiveram há 10 anos. Além disso, conhecemos Emma, uma funcionária do armazém dirigido por Orre, que teve uma relação amorosa secreta com Jesper.

O livro é contado sob a prespetiva de três pessoas, Peter Lindgren, inspetor da polícia, Hanne uma psicóloga comportamental e Emma, o caso secreto de Jesper. O Peter aquele tipo de homem desprezível, tem um filho que diz ter sido armação da mulher e não quer saber dele, literalmente. Por muito que não tenha uma boa relação com a mulher, daquilo que li, ele faz-se mais de vítima que outra coisa. Irritou-me mesmo…

A Hanne é uma mulher agarrada a um casamento tóxico, com problemas de saúde e que vê na sua colaboração com a polícia uma forma de provar a si mesma que ainda é útil à sociedade e que não perdeu as suas capacidades. Gostei bastante dela, e estou curiosa para ver qual será a sua evolução no futuro.

Já na Emma, conhecemos todo o seu caso com o Jesper, viajando entre o presente e o seu passado, desde a infância, à relação com os pais e restante família.

O mais interessante é que não se descobre quem é a mulher assassinada até aos últimos capítulos, foi algo que nunca tinha lido. É suspense mesmo até às últimas linhas e gostei imenso disso, porque nos cativa, e cria a necessidade de lermos e lermos para descobrir “afinal quem é que ficou sem cabeça?”. Eu não adivinhei rigorosamente nada, foi um bom plot twist.

Dou nota que as descrições de cabeças decepadas são cruas, para quem não se sentir confortável com um nível de descrição macabro, nojento, talvez não seja uma leitura a fazer de animo leve. Já li pior, não é um livro que tenha muitas descrições destas, mas elas efetivamente existem.

Para quem gosta de thrillers nórdicos, macabros, com muito suspense, com um toque de thriller doméstico eu acho que vai ser uma ótima leitura, vão ficar viciados em terminar. Eu só quero que sejam traduzidos os seguintes volumes da série, porque foi uma ótima estreia. Lá vou ter de aturar o Peter, espero que ele melhore e que deixe que ser um cretino insensível…

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Sobre o Livro

O Gelo Sob os Seus Pés da Camilla Grebe
(Flickorna och mörkret #1)
Título Original: Älskaren från huvudkontoret
ISBN: 9789896233464
Edição: 04-2022
Editor: TopSeller
Páginas: 432
Género: Policial, Thriller
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,71✯(aqui)

Sinopse

Os inspetores Peter Lindgren e Manfred Olsson enfrentam um crime chocante: uma jovem mulher foi decapitada numa casa de classe alta nos subúrbios de Estocolmo. Um crime que se torna mais perturbador pela semelhança com um assassínio por resolver, dez anos antes. Só que, desta vez, a polícia tem um suspeito.

Jesper Orre é o carismático e controverso diretor executivo de uma famosa cadeia de lojas, e o dono da casa onde a mulher foi assassinada. Nada no seu perfil, contudo, nem mesmo a fama de playboy, sugere que possa ter cometido um crime semelhante. Além de que ninguém sabe onde ele está.

Na busca por um motivo e pelo paradeiro do seu suspeito, os inspetores recorrem a Hanne Lagerlind-Schön, uma brilhante psicóloga comportamental presa a uma reforma e a um casamento infeliz. Mas eles não são os únicos que o procuram. Dois meses antes, Emma Bohman, uma funcionária de Jesper, envolveu-se numa relação secreta com o seu diretor. E tão depressa nasceu o caso amoroso entre ambos, como terminou, quando ele a deixou, sem qualquer explicação. e Emma, devastada e confusa, não descansará até o encontrar e obter respostas às suas perguntas.

Numa busca paralela pelo mesmo homem, Emma e a polícia estão destinados a cruzar caminhos até descobrirem o que realmente aconteceu.

CRÍTICAS DE IMPRENSA

«Se gosta de policiais brutais e macabros, este não irá dececioná-lo… Tenso, inquietante, ameaçador e de leitura compulsiva, é perfeito para fãs de Jo Nesbø.»
Heat

«Impressionante… Um livro que coloca a autora entre os principais escritores nórdicos de policiais.»
Kirkus

«Uma história incrível e cativante.»
Sunday Mirror

«Excecional.»
Publishers Weekly

«O noir escandinavo no seu expoente máximo.»
Daily Mail

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial