Eu sou fã da Sveva Casati Mofdignani, sabendo que isso muito provavelmente me fará velha. Há uma ideia de que estes autores, como Nora Roberts, Nicholas Sparks, são para uma geração passada. Eu cá acho que não é bem assim. E a Cor da Paixão é um livro sobre o empoderamento feminino há uns anos em Itália.

Dou a nota de que este livro se trata de uma reedição da Porto Editora.

Neste livro conhecemos a família Corti, composta por 4 irmãos (2 meninos e 2 meninas) e os pais deles. É uma família muito pobre em Milão. O pai é operário e está envolvido nos movimentos sindicalistas dos trabalhadores, estando constantemente envolvido em manifestações. Mas a nossa protagonista é a irmã mais velha, Liliana Corti.

Liliana quer mudar de vida e trabalha para isso, aprende inglês, tem boas notas, consegue ir para a faculdade de Direito e vingar no mundo da advocacia, apesar de todos a desvalorizarem por ser uma mulher. O livro é basicamente sobre ela e como conjuga a sua vida profissional e profissional, juntando também os dramas dos restantes membros da família.

Não foi só por a protagonista ter o meu nome que gostei do livro, mas confesso que isso foi um ponto a favor, porque é difícil encontrar uma Liliana como protagonista. Principalmente uma mulher como esta Corti. Ela é posta à prova em diversas situações, mas mostra que está à altura, que por mais que lhe tentem dificultar a vida ela conseguirá ultrapassar os obstáculos. Muitos homens tentam prejudicá-la por se sentirem ameaçados.

Depois no resto da trama aborda a homossexualidade, o mundo artístico, sindicalistas e muitos mais.

Foi uma boa leitura, fluída (li o livro em três dias), interessante e confesso em algumas partes ligeiramente maçante, porque a Sveva faz em alguns casos muitas descrições, mas é sempre bom conhecer as cidades por meio dos livros.

Para quem gosta de sagas familiares, é sem dúvida uma autora que recomendo, e se gostarem de livros com mulheres que superam os obstáculos que a sociedade lhes impõe, vão gostar deste livro.

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

porto editora

Sobre o Livro

A Cor da Paixão da Sveva Casati Modignani

A Cor da Paixão da Sveva Casati Modignani
ISBN:
9789720035523 
Edição: 03-2022
Editor: Porto Editora
Páginas: 416
Género: Romance
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,66✯(aqui)

Sinopse

Vermelho-coral: uma cor que fala de paixão. Como aquela que percorre esta história intensa, dominada por uma protagonista determinada a concretizar os seus sonhos sem se trair a si própria.

Na Milão do pós-guerra, Liliana Corti e os seus três irmãos crescem no seio de uma família singularmente unida. Com os pais aprendeu a manter a dignidade e a reivindicar os seus direitos numa sociedade que menospreza os elementos mais fracos. No entanto, os tempos estão a mudar, e rapidamente chegam os anos do boom económico, da contestação, os dias negros do terrorismo, das relações privilegiadas entre a política e os negócios…

Liliana, com empenho e sacrifício, constrói uma carreira profissional brilhante, que consegue conciliar com a vida familiar graças à ajuda do marido, um homem carinhoso, compreensivo e disponível. O que não a impede de, por um momento, acalentar a ideia de se entregar a outro homem e sentir na própria pele a loucura brutal dos que pretendem mudar o mundo pela força das armas.

Assiste, desorientada, ao fim da sua longa carreira, mas, uma vez mais, consegue sair vencedora dessa batalha. Com alguma sorte e muita força de vontade, também os seus irmãos conseguem triunfar na vida. Mas a verdadeira força dos Corti está na sua coerência intelectual, reforçada pelos valores que lhes foram inculcados desde cedo e que serão decisivos nos seus destinos.

Relatando uma vida vivida com coragem, através de relações de amor e ódio, de momentos de fragilidade e coragem, de acontecimentos passados na História de Itália, Sveva Casati Modignani constrói um grande romance com um forte impacto narrativo, capaz, ao mesmo tempo, de comover os leitores e de os fazer refletir e sonhar.

Opinião de Outros Livros da Autora

Outras Edições Pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial