Se eu lesse este livro há 5 anos atrás iria gostar muita mais do que gostei agora. Não só pela minha idade, mas pela experiência de leitura que já tenho, e porque estou muito mais exigente com as minhas leituras.

Este livro conta a história sob o ponto de vista da Manu, uma jovem residente em Aveiro que vive com a mãe, com o padrasto e o filho dele. Manu não gosta de viver em Aveiro e sonha em conseguir ir para uma cidade maior, Lisboa. Além disso, é apaixonada por Edu, um amigo do irmão, contudo vai-se aperceber que talvez o seu par perfeito tenha estado sempre ao lado dela.

É um Young Adult e por isso temos de ter em conta a forma como é escrito, porque o público a que se destina é jovem. A escrita da Bárbara não é elaborada, é acessível para o publico dela, mas na minha opinião comete um erro, muitas descrições e parágrafos muito grandes, de uma página. O conteúdo não trazia muito à história em si, mas o facto de ela, ao mesmo tempo que descreve ações, descrever espaços, torna tudo mais confuso para o leitor. Eu dispersava imenso nos parágrafos grandes, era preciso muitos mais diálogos.

O livro é muito pequeno, e a história tinha potencial para o dobro das páginas. É cliché que já se sabe que funciona quando bem trabalhado. Mas este livro só tem 200 páginas, e temos um grande período temporal abarcado. Ou seja, há muitos saltos temporais. Ela conseguiu saltar umas férias de verão completas. Não faz sentido quando havia muito a acontecer, a descrição foi um paragrafo, e dos pequenos.

Apesar de tantas críticas acho que este livro até pode ter um impacto positivo nos leitores. A Bárbara tem muitos seguidores, há muita probabilidade de muitos deles irem comprar o livro, e também de não serem leitores habituais. Depois de lerem este livro podem querer ler mais e conhecer outros autores. Livros escritos por influencers têm tido muito sucesso, e levam dezenas de jovens a feiras do livro, apresentações, etc, é uma oportunidade para o resto dos livros brilharem para um público que não lê normalmente.

Quanto às personagens achei a Manu muito mimada, e sem noção da realidade, as amizades também não me cativaram muito. Todavia aborda temas importantes, como a primeira relação sexual, relacionamentos abusivos, droga e álcool. Contudo, tal como disse acima, todos estes temas tinham potencial para serem mais desenvolvidos, coisa que não foram.

Contudo o final surpreendeu-me, estava à espera de algo cliché em várias questões, e não foi, por isso ganha alguns pontos, e por isso leva 3, em vez de 2,5 estrelas. Além disso, dá a entender que poderá haver um segundo volume, see tal acontecer, fico curiosa para saber o final da história, e também para ver a evolução da escrita da Barbara. Porque todas as questões que aponto são possíveis de melhorar, e acredito que num próximo livro já não aconteçam.

Em suma, é um livro pequeno, que recomendo para: quem gosta de young adults (universidade)e quem não lê muito e quer algo leve para o verão. Há margem de progressão, e espero que num próximo livro, esta exista, e acredito que muitas adolescentes vão gostar muito deste livro.

Classificação

Rating: 3 out of 5.

Leitura com Apoio

manuscrito editora

Sobre o Livro

Eu Já Devia Saber da Bárbara Corby

Eu Já Devia Saber da Bárbara Corby
ISBN: 9789899087255 
Edição: 05-2022
Editor: Manuscrito Editora
Páginas: 208
Género: Young Adult
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 2,87✯(aqui)

Sinopse

Manu está no segundo ano da faculdade e mal pode esperar por ir viver para Lisboa. Além da melhor amiga, Camila, e do irmão por afinidade, Fred, a única pessoa capaz de a tirar do tédio em que vive é o Edu. Mas não está fácil: se há palavra para descrevê-lo é «misterioso»… Alguém conhece um tutorial no YouTube para lidar com isto?

O Edu parece perfeito: é inteligente, bonito e carinhoso. Mas e se não for a pessoa certa para a Manu? E se houver outra pessoa capaz de lhe roubar o coração, alguém que esteve sempre por perto e que ela nunca foi capaz de ver de outra forma? E se… e se ela se apaixonar pela única pessoa do mundo que não pode amar?

Num romance de estreia emocionante, envolvente e cheio de reviravoltas, Bárbara Corby traz-nos uma história de amor que surge onde ninguém esperava. Só que à medida que este amor se torna mais forte, verdadeiro e intenso, mais claro é para todos que simplesmente não pode acontecer.

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial