Eu vi o filme inspirado no livro O Coração de Simon Contra o Mundo, que adotou o nome de Com Amor, Simon, da Becky Albertalli, e gostei bastante. Este é o segundo livro que leio da autora, sendo que o primeiro teve 5 estrelas, ou seja, as expectativas estavam no máximo.

Eu tenho um problema, se vejo primeiro o filme, muito dificilmente vou achar que o livro está à altura. Não sei bem explicar, mas já não é a primeira vez que me acontece.

Li este livro através do projeto “Vive o Livro”, que consiste num livro viajante. Podem conhecer mais do projeto no site e no instagram.

Para quem não conhece, este livro conta a história de Simon, um adolescente homossexual que ainda não se assumiu a ninguém. Contudo Simon conhece um rapaz online com quem troca emails, Blue, e acaba por se apaixonar por ele, mesmo sem nunca o ter visto. Com Blue, Simon partilha um pouco da sua vida sem nunca revelar quem é, e do outro lado acontece o mesmo.

É sem dúvida um livro que aborda questões importantes. A homossexualidade na adolescência, uma altura tão complicada para os jovens, é grande parte das vezes objeto de bullying por parte dos colegas. Este livro aborda o que se passa dentro do Simon, o porquê de ele não contar a ninguém o que se passa.

Contudo gostei mais do filme. Alteraram muitas coisas, e além disso é um livro com poucos diálogos e muita descrição. Lembro de que o público-alvo são os adolescentes, e senti que a leitura não era tão fluída como o livro anterior que li dela.

Há também a minha evolução como leitora. Li Os Altos e Baixos do Meu Coração em 2018, era mais nova e gostava de livros mais adolescentes. Apesar de continuar a gostar, sinto que já é preciso mais para me cativarem e levarem 5 estrelas.

Não devorei este livro, li em 2 dias (de viagens de comboio), enquanto o outro li numa tarde. Ia também à procura de algumas cenas que aconteceram no filme, e não encontrei. Isso, como é de esperar, afetou a minha leitura.

Em suma, é um livro bom para adolescentes, vão-se identificar com o Simon ou com algum dos seus amigos, e acima de tudo aborda temas que devem ser falados nesta faixa etária. Vejam também o filme que vale ainda mais a pena!

Classificação

Rating: 3 out of 5.

Sobre o Livro

O Coração de Simon Contra o Mundo da Becky Albertalli

O Coração de Simon Contra o Mundo da Becky Albertalli
(Creekwood #1)
ISBN: 9789720048653
Edição: 04-2017
Editor: Porto Editora
Páginas: 248
Género: Young Adult
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,21✯(aqui)

Sinopse

Simon Spier tem 16 anos e os únicos momentos em que se sente ele próprio são vividos atrás do computador.

Quando Simon se esquece de desligar a sessão no computador da escola e os seus emails pessoais ficam expostos a um dos colegas, este ameaça revelar os seus segredos diante de toda a escola.

Simon vê-se, assim, obrigado a enfrentar as suas emoções e a assumir quem verdadeiramente é perante o mundo inteiro.

Opinião de Outros Livros da Autora

Nota: Ao clicar nesta imagem será dirigido para as diversas opiniões de outros livros do autor. Estará sempre atualizado, fazendo com que possa haver mais livros do que os que aparecem na imagem.

Opinião do Filme Inspirado no Livro

Outras Edições Pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial