Regras para descolagem de Carolina Paiva 
ISBN: 978-989-766-181-5
Edição ou reimpressão: 10-2018
Editor: Coolbooks
Páginas: 168
Género: Policial e Thriller
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,25✮ (aqui)

Sinopse

Lourenço, detetive privado, foi contratado para aquele que decidiu ser o seu último caso. Depois da morte do mentor, e da quebra de todas as regras que com ele aprendera, a sua profissão parece já não fazer sentido.

A bordo de um voo internacional, um companheiro de viagem inusitado permitir-lhe-á fazer uma análise das normas que até há bem pouco tempo seguia escrupulosamente, e da sua importância. Entre o dilema de cumprir a missão para a qual foi contratado e fazer aquilo que lhe parece correcto, conseguirá Lourenço resolver o seu passado?

Sobre a autora

Carolina Paiva nasceu em Lisboa em 1989, mas cresceu em Oliveira de Frades (distrito de Viseu). Em 2007, ingressou na Universidade de Aveiro, onde frequentou a Licenciatura em Línguas e Relações Empresariais. Regressou a Lisboa em 2010, para iniciar o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, área em que trabalhou durante alguns anos.

Dedica-se atualmente ao seu blog de opinião literária Holly Reader e trabalha na área de Marketing e Comunicação.

A Minha Opinião

Primeiro quero agradecer à Coolbooks que me disponibilizou o livro para eu ler.

Este livro despertou-me curiosidade por ser um livro de uma escritora portuguesa, ainda por cima deste mundo do digital, e por na sinopse me apresentar um mistério.

O livro conta a história sob o ponto de vista de Lourenço, um detective privado, que depois de muito viver, decide terminar a sua profissão, sendo o caso que tem em mãos o último da sua carreira enquanto detective. Num Voo para Colombo, ele encontra-se com o seu caso atual, um do passado, e principalmente com ele próprio, revivendo a sua vida desde da sua infância até aos dias de hoje.

Eu gostei do livro, não podemos esquecer que é a obra de estreia da Carolina, e surpreendeu-me bastante por esse facto.

O que eu tenho realmente a apontar é a questão do que eu senti que o livro me iria oferecer que não realmente aconteceu. Eu parti para a leitura, pensando que ia encontrar um mistério a ser resolvido ao longo do enredo pelo Lourenço, o que realmente não aconteceu. O livro é a história de vida dele, o que passou quando era criança, as mulheres que passaram na vida dele, a família, e os momentos mais marcantes. Pouco falou do caso que tinha entre mãos, a não ser linhas gerais, e acho que podia ser mais desenvolvido, e para isso teriam de ser mais páginas, pois isto é um livro muito pequeno, para o potencial que tinha, e o que aponto é que não é um thriller ou policial, como é classificado nas livrarias online, mas talvez perto de um romance, o que não é de forma alguma coisa negativa, é que não é o que eu esperava.

A segunda crítica foi as pontas soltas que ficaram, pequenas coisas que me deixaram sem perceber e as mudanças na linha temporal. Há muitos recuos no tempo que não são vem sinalizados, e eu fiquei do tipo: Calma lá, onde é que eu estou? De quem é que ele está a falar? Acho que isto são pontos a melhorar, no sentido que ajuda o leitor a orientar-se, pondo por exemplo o ano, como acontece no livro que estou a ler atualmente.

De positivo destaco a forma com a autora intercalou durante a história a vida passada da personagem e a destacou a forma como isso acabou por influenciar as suas atitudes.

Resumindo, eu recomendo o livro, porque tirando esta questão temporal, é uma boa história, bem construída, cheia de memórias, só não vão com a ideia que é um género de policial, e assim certamente vão desfrutar muito mais da leitura que eu. E fico obviamente à espera de ler mais livros da Carolina.

Classificação

Rating: 3 out of 5.

Leitura com o Apoio

Please follow and like us:

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial