Já lá vão quase dois meses de vida do KOBO PLUS, e eu subscrevi nos primeiros dias, para os meus 30 dias grátis, e já renovei a assinatura, mas será que o serviço vale mesmo a pena? Depende, e é sobre isso que vos venho falar hoje
O que é o Kobo Plus?
Antes de mais, o que é este serviço da Kobo Plus? Fazendo um paralelismo, é a Netflix dos livros. Trata-se de uma subscrição mensal de ebooks e audiobooks, no qual por uma módica quantia se tem acesso ilimitado a milhares de livros.
É semelhante a um já existente da Amazon, o Kindle Unlimited. Todavia em Portugal as editoras não vendem ebooks na Amazon, pelo menos que se conheça, o mesmo não acontece na Kobo, ao contrário do mercado brasileiro, e por isso não há muita oferta de livros em português de Portugal.
Que editoras estão no Kobo Plus?
A grande dinamizadora do projeto, que eu tenha visto foi o grupo LEYA, que tem livro de todas as suas chancelas no KOBO PLUS. Não estão todos, mas há sem dúvida uma boa seleção disponível. Além disso também está presente a Cultura Editora, Alma dos Livros, Cordel D’Prata, Harlequin, e muitas outras.
Como Funciona?
No site do KOBO é onde podem aceder, aparece logo na página inicial. Tem 3 modalidades: Ebooks, Audiobooks e Ebooks + Audiobooks, e é aí que podem aceder, é muito parecido com a Netflix.
Podem aceder aos ebooks, no KOBO EREADER, ou nas aplicações para telemóvel, tablet e computador.
Não tenho o KOBO EREADER, por isso não sei se dá para fazer diretamente nele, mas acredito que sim, independentemente disso tanto nas apps como no site podem escolher os ebooks e adicioná-los à biblioteca. Eles têm a dizer “LEIA COM O KOBO PLUS”.
Vale a pena aderir?
Depende de muitos fatores, mas de uma maneira muito geral sim, acho que vale muito a pena este serviço, e estou arrependida de há um ano não ter comprado um Kobo em vez do Kindle.
Tenho um KOBO
Como é que ainda não aderiste?
O KOBO PLUS tem livros em diversos idiomas, e eu sei bem a mina de ouro que há por essas profundezas da internet, contudo se lês em português, não há mesmo desculpa, porque os ebooks em Portugal são caríssimos, nenhum abaixo dos 5,99€ (preço mínimo do serviço), pelo que é muito vantajoso este serviço.
Leio no Tablet ou Smartphone
Também vale a pena, porque se pode ler os ebooks nas aplicações da KOBO, tal como se lê noutras aplicações digitais, e aplica-se o que eu disse anteriormente, os preços dos ebooks, chegam muito perto do valor de um livro normal, em alguns casos, por isso é de considerar este serviço.
Tenho um Kindle
Eu entro nesta categoria, falei mais sobre ele neste post, e subscrevi. Porquê? Tenho essencialmente lido livros de culinária da Casa das Letras, que custam os olhos da cara, tanto em físico como em digital. Não têm muito texto corrido e não canso a vista.
Contudo para ler livros grandes acho que não vale a pena, pelo menos para mim. Contudo os preços aplicam-se tal como disse em cima, mas ter investido no mínimo 100€ num ereader e agora ler no tablet ou outro, não vale a pena, mas neste caso depende muito da pessoa.
Em suma, dependendo da vossa situação, pode ou não ser vantajoso. Independentemente disso, é sem dúvida uma mudança na mentalidade relativa aos ebooks em Portugal, e esperemos que haja mais mudanças no futuro.
Já conheciam este serviço?