Diz-Me Que És Minha de Elisabeth Norebäck
Titulo Original: Säg att du är min
ISBN: 978-972-0-03203-4
Edição ou reimpressão: 06-2019
Editor: Porto Editora
Páginas: 400
Género: Thriller
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,68✯ (aqui)

Sinopse

«Eu enterrei-te. Estivemos junto à tua lápide no cemitério. Chorámos e despedimo-nos.
Mas eu nunca deixei de te amar. Procurei-te em todas as multidões, em todos os rostos, em todos os autocarros, em todas as ruas. Ano após ano.»

Stella Widstrand é uma psicoterapeuta respeitada. Casada com um homem carinhoso, mãe de um rapaz de 13 anos, com uma casa invejável e um bom carro, parece ter tudo para ser feliz. Porém, há no seu passado um terrível acontecimento que nunca foi verdadeiramente superado.

Quando um dia Stella vê entrar no seu consultório a jovem Isabelle, suspeita de que se trata na realidade de Alice, a sua filha desaparecida durante um passeio em família cerca de vinte anos antes, e que todos julgavam morta.

Mas será realmente a filha de Stella? Estará a imaginação a pregar-lhe mais uma partida? Como poderá confirmar tal suspeita sem que a considerem louca? E se Isabelle for mesmo a sua filha, o que lhe aconteceu afinal? Como desapareceu? Para obter respostas, Stella inicia uma busca obsessiva pela verdade, colocando em risco a vida que levou vinte anos a construir.

Elisabeth Norebäck estreia-se na escrita com um thriller psicológico inquietante que evoca o amor maternal e o maior medo que uma mãe pode sentir: o da perda de um filho.

Em Diz-Me Que És Minha, o leitor assiste à luta entre prudência e loucura, passado e presente, ilusão e realidade, mas sobretudo entre vida e morte.

A Minha Opinião

Este livro conta a história sob três pontos de vista, o de Stella, uma psicoterapeuta que quando era  ainda adolescente perdeu a filha, todos acreditam que está morta, mas ela tem esperança de a encontrar, e um dia aparece-lhe no consultório uma jovem que ela acredita que é a sua Alice.

O outro ponto de vista é o de Isabelle, uma jovem estudante em Estocolmo, que tem uma relação conflituosa com a mãe e acaba por consultar Stella, sem saber o que lhe vai na cabeça. Por fim, temos a mãe de Isabelle, uma mulher com uma mente pequena, que deseja controlar a filha e que ela não se afaste dela.

Nós ao longo do livro vamos acompanhando a obsessão de Stella por Isabelle, da forma como lhe consome a mente e a sua vida, mas a forma como a autora escreveu, capítulos pequenos, escritos na 1ª pessoa, faz com que um livro de 400 páginas se leia num instante. É o primeiro livro da autora e sem dúvida que é uma estreia em grande!

Eu devorei capítulo a capítulo sem ter noção do tempo, e basicamente li-o em duas tardes, metade de cada vez.

No que diz respeito às personagens, facilmente a Stella passa por impulsiva, porque como é que ela olha para uma rapariga e diz que é a sua filha que desapareceu quando era ainda um bebé? Não há propriamente parecenças, e só ao longo do livro é que vamos perceber de onde partiu a ideia dela. Já a Isabelle, é apenas uma jovem universitária que por um lado se quer integrar e que por outro quer viver longe da mãe, e essa sim é um bicho raro, a forma como ela quer controlar a filha, e a forma como a quer levar a pensar pelas regras dela, é do século anterior, não admira que a rapariga se queira ver livre da mãe…

Eu gostei muito do livro, eu só queria ver qual era o final, se era verdade ou não, o que ia acontecer, mas admito que me desiludiu o final propriamente dito, porque acaba do nada e podia ter um epilogo para consolar a mente do leitor, mas não, e daí que eu não tenha dado as 5 estrelas, podia ser muito mais consistente.

Em suma, é um thriller psicológico que recomendo, e eu nem costumo gostar muito deste género de thrillers, entediam-me facilmente, mas este não, conquistou-me página a página, e espero que editem mais livros da autora cá em Portugal, porque eu estarei cá para os ler!

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Edições Pelo Mundo Fora

Leitura com Apoio

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial