O Homem que Eu Penso Conhecer de Mike Gayle 
Título Original: The Man I Think I Know
ISBN: 9789722364317
Edição ou reimpressão: 07-2019
Editor: Editorial Presença
Páginas: 360
Género: Romance
Compre na 
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,18✮ (aqui)

Sinopse

O novo livro de Mike Gayle é um romance deslumbrante. É uma história poderosa, emocionante, ao mesmo tempo amarga e terna, sobre uma amizade inesperada e um amor improvável. Uma história que não nos deixa esquecer a coragem genuína que reside no nosso coração. Desde o incidente, James DeWitt age sempre pelo seguro. Ele gosta de saber o que poderá acontecer a seguir. Danny Allen não age pelo seguro. Pode dizer-se que arrisca permanentemente ir além do ponto de não retorno.

Às vezes, porém, a vida troca-nos as voltas e quando pensamos que conhecemos a realidade, ela surpreende-nos. E tudo pode vir a acontecer da forma que menos se espera…

Críticas da Imprensa

«Mike Gayle é o rei das histórias comoventes e humanas, e este livro tão cheio de emoção é o seu melhor até agora. 5 estrelas.»
Heat

Sobre o Autor

Mike Gayle estreou-se com enorme sucesso à escala internacional com o romance A Namorada dos Meus Sonhos. Estudou sociologia e jornalismo, tem colaborado com diversas publicações, das quais se destacam a Sunday Times Style, a Cosmopolitan e The Express. Possui um raro poder de observação de comportamentos e um sentido de humor muito próprio. Todas as suas obras foram grandes êxitos editoriais. Na coleção, além deste livro, estão publicados os seguintes títulos: Uma Proposta de Casamento, Ao Virar dos Trinta, Como da Primeira Vez e O Homem que eu Penso Conhecer, o mais recente. Vive em Harborne, Reino Unido, com as filhas e a mulher, Claire.

A Minha Opinião

Neste livro temos a história sob dois pontos de vista, James e Danny, duas homens completamente distintos. James tem um problema no cérebro que lhe limita a fala, os movimentos e o pensamento muitas vezes, mas ele antes do “incidente” era um génio, só que a vida deu voltas.

Já Danny é preguiçoso, não quer trabalhar, porque não lhe apetece sair de casa para fazer algo que não quer, e só quando lhe cortam o subsidio de desemprego é que é obrigado a meter mãos à obra, acabando a trabalhar num lar, onde vê James, que acredita que o conhece, que andaram juntos na escola, mas Danny diz que não, que ele está enganado. A questão é estará mesmo James a fazer confusão?

Foi a minha completa estreia com o autor, já tinha ouvido falar maravilhas, principalmente a Dora, do canal de Youtube “Books & Movies”, mas como à muito tempo que não publicavam nada dele em Portugal (mesmo muito tempo, lá para perto do ano 2000 e tal), era muito complicado encontrar livros, tentei nas bibliotecas, mas nada, pelo menos nas que frequento, e em segunda mão, o estado deles deixou-me sempre em dúvida, ainda bem que a Editorial Presença voltou a apostar no autor!

Mas então o que é que eu achei do livro… surpreendeu-me bastante, é um tipo de história que não é habitual eu ler, foge um pouco aos meus gostos, mas talvez esteja na altura de os mudar, porque foi uma agradável leitura. Acima de tudo, fez-me pensar, e eu gosto sempre quando um livro tem essa capacidade. 

O autor apresenta-nos duas personagens, completamente diferentes em tudo, começando no estatuto social, mas que ao mesmo tempo têm tanto em comum. Entre muitas coisas, talvez destaque a reviravolta na vida, ambas devido a um “incidente” que lhes virou a vida ao contrário, e que ambos lidaram com isso de forma má, até se juntarem e terem oportunidade de reescrever as suas histórias. 

Sem querer dar spoiler, mas na verdade a história é mais que isto na verdade, este livro mostra-nos que o sucesso escolar é o que quisermos que ele seja, somos nós que definimos o nosso futuro, por mais excelente que seja a nossa educação, notas, das duas uma, ou não conseguimos controlar tudo, e de um momento para o outro tudo muda sem termos oportunidade perceber, ou somos nós que conseguimos definir o que acontece, com as nossas ações e com o que ambicionamos na vida, o problema é quando essa ambição, essa vontade de fazer algo desaparece. Ou seja, independentemente de tudo, somos nós que definimos o nosso futuro, só temos de ultrapassar os obstáculos, mesmo quando eles às vezes são gigantes. 

E dito isto eu gostei bastante das personagens, principalmente pelo que disse anteriormente, pois foi todo o percurso delas que me fez pensar tanto, mas também pela reviravolta na vida delas, principalmente do Danny, surpreendeu-me bastante, porque quando comecei a ler, nunca pensei que ele se viesse a tornar na pessoa que tornou. 

Então porque não dei as 5 estrelas… o final ficou aquém das minhas expectativas, precisava de mais páginas, mais explicações, um epílogo, porque me faltou saber tanto, mas tanto da história…

Em suma, recomendo bastante, acho que vão gostar e emocionar-se, e acima de tudo pensar bastante!

Classificação

Rating: 4 out of 5.

Leitura com Apoio

Edições Pelo Mundo Fora

P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.

Please follow and like us:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial