Como já vos disse por aqui fiquei fã do KOBO PLUS, principalmente para ler livros de culinária. São livro caros, e que muitas vezes não têm utilidade prática na minha vida, mas que sem os ler nunca saberei (pelo menos na maioria dos casos, porque usam ingredientes menos usuais e por isso difíceis de encontrar e muitas vezes caros). Li nos últimos dois meses bastantes livros deste género e trago-vos alguns que achei bastante interessantes. E por isso hoje trago 5 livros que te vão ensinar algo quando os leres.
Eu sou aquela pessoa que acha que todos os livros ensinam alguma coisa, por muito comerciais e ficção que sejam. Daí ler ser uma fonte de conhecimento que não se deve desprezar.
O Menu da Semana da Vânia Ribeiro
Este foi o primeiro livro que li no KOBO PLUS e acho que foi uma boa estreia. Apesar de as receitas que apresenta serem vegetarianas, e não serem adaptáveis à minha alimentação, a verdade é que este livro é mais que isso.
Tem diversas dicas sobre organização, tanto da cozinha como das refeições. Dicas de planeamento desde a lista de compras à confeção. Eu que gosto bastante de organização e estou sempre à procura de novas dicas nas redes sociais, gostei do que li, e aprendi umas quantas!
Tudo o que Comemos Conta da Geninha Horta Varatojo
Mais um livro que nada tem a ver com os meus hábitos alimentares. Tudo o que comemos conta, fala sobre a cozinha macrobiótica, que confesso que só conhecia de nome, porque na verdade não sabia do que se tratava em concreto.
Conheci mais sobre o Yin e Yang e da forma como a escolha dos alimentos influência a harmonia desde dois polos. Não me converti a este tipo de cozinha, mas gostei de conhecer mais sobre um tema que desconhecia totalmente.
O livro tem uma boa introdução, que explica todos estes conceitos, o que é muito bom para quem, tal como eu, não sabe do que se trata a cozinha macrobiótica.
Receitas à Volta do Chá da Maria Ana Silva Vieira
Confesso que quando adicionei este livro à minha biblioteca pensava que eram receitas para a hora do chá, ou seja, o lanche. Não estava totalmente errada, mas a particularidade deste livro é que todas as receitas têm como ingrediente o chá.
Eu, confesso, não gosto de chá. Sabe-me a água com sabor e não gosto de água quente, por isso só bebo mesmo se não tiver mais nada. Independentemente disto achei bastante piada ao conceito do livro. Tem dezenas de receitas todas com o mesmo conceito, e quem diria que o chá serve para além de beber, eu não sabia.
Ao Sabor da Natureza da Luísa Ferreira
Este livro foi escrito por uma conterrânea. Não conheço a Luísa, mas ela apresenta-se no livro como sendo do Luso, terra que não fica muito longe de onde moro, pelo que conheço muito bem.
Neste livro a autora traz as suas origens de rapariga do campo para a mesa. O conceito do livro é receitas confecionadas com produtos naturais, biológicos, comprados aos produtores locais, é também um livro vegan.
Tem diversas receitas interessantes, modernas e com muito bom aspeto. Além disso é bom ver que cada vez mais se aposta em produtos biológicos
Petiscos à portuguesa de José Carlos Rodrigues
Eu não conhecia este livro, mas a verdade é que a edição que li já era a 15º, pelo que é um livro bastante famoso e que em cada edição o autor vai acrescentando mais receitas.
O conceito é simples, petiscos. Não há povo como os portugueses para petiscar. Contém diversas secções, desde saladas, ovos, carne, legumes, peixe. É um livro com mais de 100 receitas, que vão das mais conhecidas, aquelas que não têm assim tanta fama.
É sem dúvida um bom livro para quem gosta de petiscadas com os amigos para conhecer mais receitas e variar um pouco, mas mesmo assim há alguns que são icónicos!