Suite 405
de Sveva Casati Modignani
Título Original: Suite 405
ISBN: 978-972-0-03247-8
Edição ou reimpressão: 12-2019
Editor: Porto Editora
Páginas: 376
Género: Romance
Compre:
Goodreads: 3,53✯ (aqui)
Sinopse
Um automóvel de luxo avança velozmente a meio da noite pela autoestrada que liga Roma a Milão. A bordo segue o conde Lamberto Rissotto, proprietário de uma importante indústria metalúrgica que gere com sensatez, apesar das dificuldades inerentes à crise económica do país. Lamberto tem pressa de chegar a casa: acabou de descobrir a última e embaraçosa loucura da sua lindíssima mas impulsiva mulher e quer terminar definitivamente a relação com Armanda. Para mitigar a desilusão leva na memória a imagem do recente e fugaz encontro com uma desconhecida “muito jovem, muito bonita, com muita classe”.
No meio da noite, outro homem viaja na mesma autoestrada de sul para norte, num carro utilitário coberto de pó: é Giovanni Rancati, sindicalista, que regressa de um encontro com operários. Em Milão espera-o a companheira, Bruna, cabeleireira que, após anos de muitos sacrifícios, conseguiu abrir um salão só seu. Vivem juntos num bairro popular, um daqueles em que as casas que partilham a mesma varanda deixam a descoberto as alegrias e as dores de cada um, uma realidade em que é difícil aguentar até ao fim do mês e em que um sonho pode custar as economias de uma vida. Lamberto e Giovanni representam dois mundos opostos e distantes, mas os seus caminhos vão acabar por se encontrar, um pouco por necessidade e um pouco por acaso. Desse encontro nasce um fascinante cruzamento de destinos em que se reflete a Itália de hoje, ainda dividida por contradições e lutas sociais, mas unida por uma profunda e absoluta necessidade de justiça e de amor.
A Minha Opinião
É o segundo livro que leio da Sveva, e este é tão melhor…
Temos neste livro diversas histórias entrelaçadas. Tudo começa com o falecimento de Armanda, esposa de Lamberto, esse acontecimento trás Bruna à história, e depois o seu namorado Giovanni. Alternando entre o passado e o presente vamos conhecendo todas estas personagens, e ainda outras, enquanto no presente as personagens seguem as suas vidas e as sua batalhas.
O primeiro livro que li da autora foi uma boa leitura, mas nada perto deste livro que me conquistou logo nas primeiras páginas. Primeiro porque temos histórias bastante interessantes, diferentes e inspiradoras, como logo a primeira, a da Armanda, uma mulher que sofreu bastante quando era pequena com a sua família. Depois Lamberto, que apesar da riqueza virou as costas ao negocio da família. E por fim, Bruna e Giovanni que pertencem a uma classe baixa, que muito lutaram para serem bem sucedidos, ele como sindicalista e ela como cabeleireira.
Acima de tudo são histórias em que os leitores se podem identificar em certos pontos e criar uma ligação com as personagens.
Confesso que as minha preferidas foram a da Armanda, que é uma história poderosa e também revoltante e com a de Giovanni, que pertencia a uma família de operários, e que conseguiu atingir os seus objetivos e torna-se representante da sua classe, e principalmente respeitado por todos.
Menos focado nas sagas familares e mais nas personagens e romances em si, para mim é um ponto a favor, porque me cativa mais. Não dei as 5 estrelas, porque para mim não podia ter acabado assim, havia ainda tanto para escrever, ficou tanta coisa pendurada, que confesso que o final me desiludiu um pouco.
Como sempre a autora traz-nos como pano de fundo Milão, e histórias verdadeiras, fazendo-nos facilmente viajar para aqueles locais, e perdermos-nos nas páginas do livro.
Classificação
Leitura com apoio
Opiniões de outros livros da Autora
Nota: Ao clicar nesta imagem será dirigido para as diversas opiniões de outros livros da autora. Estará sempre atualizado, fazendo com que possa haver mais livros do que os que aparecem na imagem.
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.
Olá, já conhecia o livro mas nunca li, adorei o post 🙂
Beijinhos :*
omundodapequeninaaa.blogspot.com
Olá,
Muito obrigada, Beijinhos