Em Portugal os pastéis de nata reinam nas pastelarias, e é um must have. Contudo para um jantar é mais complicado levar vários pastéis, e por isso temos a tarte de nata, uma aposta sempre segura para levar para um jantar, afinal são poucas as pessoas que não gostam deste doce.
Cá por casa é uma receita repetida, quando não se sabe o que fazer, faz-se uma tarde de nata. A receita que hoje vos trago é a que a minha mãe faz e que muito sucesso tem tido.
Quanto à massa usamos aquelas esticadas do supermercado, mas podem não só fazer vocês a massa, como comprar umas congeladas que se vendem no supermercado, essas não vêm esticadas, têm vocês de as esticar.
Espero que gostem da receita da Tarte de Nata, e se a fizerem digam-me!
Tarte de nata
O pastel de natal é um dos doces mais típicos portugueses, o belo e delicioso pastel. Hoje vamos fazer uma tarte de nata. Sempre uma aposta segura para convidados, e a sua simplicidade surpreende e deixa todos de água na boca.
Creme
- 30 gr Farinha
- 150 gr Açúcar
- 1/2 litro leite
- 4 gemas
- Canela
- Massa Folhada (Pode ser da já esticada ou não, pode também fazer a sua própria massa. Neste caso irei usar uma já esticada.)
Num tacho junte a farinha, o açúcar e a canela e envolva bem. Junte o leite e as gemas e misture bem tudo.
Leve o tacho ao lume e deixe engrossar, sem parar de mexer.
Estique na tarteira a massa folhada, sem retirar o papel vegetal, evitando untar a forma. Com a ajuda de um garfo pique toda a base da massa.
Recheie a massa com o creme inicial e leve ao forno, pré-aquecido a 180ºc, durante 20 minutos. Retire, deixe arrefecer e desenforme.