Quando vi que este livro era sobre a Sissi, tive logo muito interesse em o ler. Conhecia pouco da história verdadeira, e apenas conhecia a imperatriz dos desenhos animados que fizeram baseados na história. Mas mesmo assim conhecia os traços gerais e fui pesquisar mais à Wikipédia! A Netflix adaptou a história a série e voltou a estar na boca do mundo.
Eu acho que o livro é baseado na série e não a série neste livro. O que é estranho, mas que tenho visto a acontecer recentemente. Este livro foca-se no início da Sissi. Ou seja, como é que ela conheceu Frank (o imperador da Áustria), e como tudo se desenrolou até ao casamento. O livro termina aí, e como ainda não vi a série, não sei terminam as duas no mesmo momento, mas suspeito que sim.
Sissi é um espírito livre, não foi feita para se enquadrar nas regras da corte. Muitos já conhecem por linhas gerais a história, e todos sabemos que ela se torna efetivamente imperatriz. A questão que nos move a ler é como é que ela lá chega visto que é a irmã que supostamente deveria casar, tendo disso ela preparada e apresentada como futura noiva.
É um livro que se lê muito bem, é fluído, mesmo tendo descrições a mais para o meu gosto, mas em contrapartida não tem capítulos muito grandes o que já é bom.
Quanto às personagens, a Sissi não sabe onde se vai meter, pensa que consegue manter-se fiel ao que era antes de entrar para a corte, mas acho complicado. O Frank é o sensato, o homem que muita responsabilidade e que vive atormentado com isso, Max, o seu irmão, vive a fazer asneiras, mas ao mesmo tempo com inveja de Frank, e por fim Sofia, a mãe de Frank e Max, implacável, controladora e não gosta de Sissi.
Gostei muito do casal principal, acho bonito que o imperador da Áustria se tenha casado por amor, e tenha tido coragem de ir contra tudo e contra todos para poder casar com Sissi. Contudo ele sabia que a estava a aprisionar, e que ela nunca iria continuar a ser a mesma.
Caso avancem com mais livros eu vou querer ler, e tenho de arranjar um tempinho para ver a série, que acho que vou gostar bastante. Para quem gosta de romances históricos, e realeza vai certamente gostar deste livro!
Classificação
Leitura com Apoio
Sobre o Livro
A Imperatriz da Gigi Griffis
ISBN: 978-972-0-03597-4
Edição: 10-2022
Editor: Porto Editora
Páginas: 296
Género: Romance Histórico
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 3,56✯(aqui)
Sinopse
Baseado na série da Netflix, este é um romance histórico sobre Sissi, a lendária imperatriz que continua a inspirar paixões.
Corre o ano de 1853. A princesa Elisabeth “Sissi” da Baviera está muito certa do que quer para o futuro: vai esperar por um amor digno de conto de fadas, daqueles de que falam os poetas, ou ficará sozinha. O facto de a irmã mais velha, Helene, estar a cumprir à risca o desejo da mãe, preparando-se para casar com o imperador Franz da Áustria, não significa que Sissi também se sujeite a uma existência tão obediente e submissa. Sissi sabe que há mais na vida do que almoços e espartilhos.
Enquanto isso, na Áustria, o imperador está a recuperar de uma tentativa de assassinato. Num esforço para manter a paz, Franz compromete-se novamente com os seus deveres imperiais – e promete cortejar a influenciável Helene da Baviera durante a sua próxima festa de aniversário. Haverá melhor forma de unir o império do que com o anúncio de uma nova imperatriz? Mas quando Sissi e Franz se encontram inesperadamente nos jardins do palácio, longe dos olhares indiscretos e da crítica implacável da corte, a ligação que sentem é imediata. E à medida que as suas conversas ilícitas se transformam em algo mais, começam a perceber que é urgente escolher entre as expectativas das famílias e aquilo em que os dois verdadeiramente acreditam.
Uma história cativante e intemporal sobre apaixonarmo-nos e encontrarmos a nossa própria voz.
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.