Não desisti dos bolos, pelo menos por agora, e hoje junto os doces com os livros, porque a receita deste Bolo de Iogurte e Limão foi retirada do livro Brunch – As 100 Melhores Receitas da Cláudia Sousa Villax publicado pela Casa das Letras em 2015.
Confesso que a ideia de brunch não me assenta bem, porque das poucas vezes que experimentei, tudo o que fugia à padaria não me caiu muito bem. Sou uma pessoa de pequeno almoço continental, uns croissants, um suminho, e sempre que fui para algo muito diferente disso não me caiu mesmo bem, fiquei mal disposta. Mas a coisa boa é que se podem comer estas receitas em qualquer momento do dia.
Quanto ao que vos trago hoje, o bolo de iogurte, bem não sou a maior fã, mas a verdade é que cada vez mais tenho gostado de o comer. Esta é uma receita que já experimentei, mas as últimas tenho feito com iogurte de aromas, bastante substituir na receita e reduzir no açúcar. Nos meus testes, apenas 1 copo de açúcar é suficiente e o bolo não fica muito doce nem amargo (uso o iogurte normal de aroma, não os com pouco açúcar).
Este bolo fica ótimo para lanchar, para um pequeno almoço digno de telenovela, mas também não fica mal numa sobremesa, apesar de mais modesta.
Para quem gosta de brunchs caseiros, convido a lerem o livro da Cláudia, que está disponível também no Kobo Plus, que foi aonde eu o li, da última vez que vi, em papel já estava esgotado.
Costumam fazer bolo de iogurte?
Bolo de Iogurte
O Bolo de iogurte fica bem em qualquer ocasião, seja para o lanche ou como sobremesa.
- Taça
- Colher
- Forno
- 2 Iogurtes Naturais
- 6 Ovos
- 4 Copos de iogurte Açucar
- 6 Copos de iogurte Farinha
- 4 Colheres de Chá Fermento
- 300 gr Manteiga sem Sal (À temperatura ambiente)
- Raspa de 2 Limões
- 2 Colheres de Chá Essência de Baunilha
Numa tigela junte todos os ingredientes e bata bem.
Unte uma forma com manteiga, deite a massa e leve ao forno pré-aquecido a 150ºC durante 45 minutos.
Mais uma vez reforço que esta receita é do livro “Brunch – As 100 Melhores Receitas” da Cláudia Sousa Villax, publicado pela Casa Das Letras.
Podem optar por não usar iogurtes naturais, e usar os famosos iogurtes de aromas, mas reduzam o açúcar, porque se não o bolo ficará muito doce.
Aconselho a que a manteiga esteja mesmo à temperatura ambiente e que seja sem sal. Eu cometi os dois erros, e fiquei com a manteiga em grumos no bolo e com ele salgado onde estavam esses mesmos grumos.
Bom apetite!