As Gémeas de Auschwitz de Eva Mozes Kor e Lisa Rojany Buccieri
Título Original: Surviving the Angel of Death: The Story of a Mengele Twin in Auschwitz
ISBN: 9789898907868
Edição ou reimpressão: 09-2019
Editor: Alma dos Livros
Páginas: 184
Género: Memórias e Testemunhos
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,24✯ (aqui)
Sinopse
«Se eu tivesse morrido, Mengele teria dado uma injeção letal à minha irmã para fazer uma autópsia dupla. Só me lembro de repetir para mim mesma: tenho de sobreviver, tenho de sobreviver.»
Eva Mozes Kor As portas do vagão abriram-se pela primeira vez em muitos dias e a luz do dia brilhou sobre nós. Agarrei bem a mão da minha irmã gémea quando nos empurraram para a plataforma. – Auschwitz? É Auschwitz? Que sítio é este? – Estamos na Alemanha – foi a resposta. Na verdade, estávamos na Polónia, mas os Alemães tinham invadido a Polónia. Era na Polónia alemã que se situavam todos os campos de extermínio.
Os cães rosnavam e ladravam. As pessoas do vagão começaram a chorar, a berrar, a gritar todas ao mesmo tempo; todos procuravam os seus familiares à medida que eram afastados uns dos outros. Separavam homens de mulheres, filhos de pais. Um guarda que ia a passar a correr parou bruscamente à nossa frente.
Olhou para Miriam e para mim nas nossas roupas a condizer: «Gémeas! Gémeas!», exclamou. Sem dizer uma palavra, agarrou em nós e separou-nos da nossa mãe. Miriam e eu gritámos e chorámos, suplicámos, as nossas vozes perdidas entre o caos, o barulho e o desespero, tentando chegar à nossa mãe, que, por sua vez, tentava seguir-nos, de braços estendidos, com outro guarda a retê-la. Miriam e eu tínhamos sido escolhidas.
De repente, estávamos sozinhas. Tínhamos apenas dez anos. E nunca mais voltámos a ver nem o nosso pai nem a nossa mãe.
A Minha Opinião
Este é o tipo de livro que eu não me vejo a ler…
Em semana do 75º aniversário da libertação de Aushwitz, não podia trazer melhor opinião. Este livro conta a história de duas sobreviventes, duas gémeas, Eva e Miriam. Contando a sua história sobre a passagem por Aushwitz, e abrangendo o que se passou depois disso, conhecemos uma história que teve um final feliz.
Sendo sincera é um tema sobre o qual não gosto propriamente de ler, é pesado, triste e este foi o primeiro livro que li sobre o assunto. Sei o que se passou pelas aulas de história no ensino básico, mas admito que não é um tema de leitura que me agrade.
Então porque resolvi ler este livro? Bem, emprestaram-me e tendo em conta o tamanho do livro e da letra resolvi experimentar, afinal tentar não custa.
A verdade é que de duas assentadas li o livro, como disse tem uma letra bem gordinha e além disso fotografias, por isso lê-se bem.
Todavia não me fez apaixonar pelo tema. Caindo na possibilidade de me contradizer, achei que o livro ficou aquém das expectativas, no sentido em que é apenas umas linhas gerais sobre os campos de concentração, ou melhor, sobre o que elas viveram. Houveram coisas que eu gostava que tivessem sido mais aprofundadas, afinal o livro aborda uma parcela do tema que não me parece que seja comum, a questão das experiências com gémeos, podiam ter explorado melhor esta parte, na minha opinião.
Em suma, foi uma leitura interessante, mas que não me encheu as medidas. Todavia é um livro que recomendo para quem nunca leu nada sobre o tema, ou que até alguma reticência em ler, pois é de leitura fácil.
Classificação
Edições Pelo Mundo Fora
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.
Olá! Por acaso também nunca li livros deste género mas tenho muito interesse confesso. Esse como tem pouca página e letra gordinha parece ser uma boa opção para começar até 🤔
Beijocas!
https://player1reads.blogs.sapo.pt/
Adorei a resenha. Esse é um livro que tenho muita curiosidade de ler e estou me ensaiando para pegar nos próximos meses.
https://objetivoliterarioar.blogspot.com
Olá!
Muito obrigada pela partilha! Tenho sempre muita curiosidade neste tema, mas confesso que nem sempre tenho a força emocional para o abordar.