Alguém Está a Mentir
de Rachel Amphlett
Título Original: The Friend Who Lied
ISBN: 9789898999641
Edição: 10-2020
Editor: Alma dos Livros
Páginas: 272
Género: Thriller Psicológico
Onde Comprar
Goodreads: 3,79✯ (aqui)
Sinopse
Bec, David, Hayley, Simon e Lisa são amigos desde sempre. No aniversário de Lisa, decidem organizar uma aventura especial e emocionante – o desafio de se evadirem de uma escape room. Aquilo que pensavam que viria a ser uma aventura perfeita tornar-se-ia o maior pesadelo das suas vidas.
Só sabemos quem são os nossos amigos ao enfrentarmos a morte juntos.
Lisa acorda no hospital com uma terrível sensação de angústia e vazio. As suas últimas memórias são de estar naquela escape room a comemorar o seu aniversário com os amigos. Porém, descobre agora que um deles está morto – e que lhe salvou a vida – e os restantes parecem querer evitá-la.
Sem se lembrar do que aconteceu, Lisa está determinada a descobrir a verdade, mas, quanto mais se questiona, mais confusa fica. É então que mergulha nas profundezas do passado do resto dos sobreviventes e se depara com revelações aterradoras.
À medida que recupera, Lisa desvenda um rasto de segredos bem guardados, rumores perturbadores e mentiras desconcertantes. Alguém está a fazer tudo para encobrir a verdade
Contado em vozes alternadas, Alguém Está a Mentir é um thriller de ritmo intenso, com capítulos rápidos e personagens intrigantes. Repleto de reviravoltas, mistérios e pistas que se vão desvendando com o desenrolar do enredo, é um livro emocionante que mantém o leitor agarrado a ele do princípio ao fim, sempre com vontade de devorar o capítulo seguinte.
A Minha Opinião
Todo
este livro é em redor de um acontecimento numa escape room de onde
entram 5 amigos e apenas saem 4 deles. Lisa acorda numa cama de hospital sem
memória do que aconteceu, apenas de que no seu aniversário foi com os amigos a
uma dessas salas, e de repente tudo se apagou. Agora apenas quer saber o que
aconteceu, mas ninguém parece querer contar a verdade.
Desde
logo a premissa do livro deixo-me com a pulga atrás da orelha, é no mínimo
intrigante, terão de concordar comigo, por isso quando recebi o livro fiquei
extremamente curiosa para ler.
Contudo
apesar de ter tudo para me cativar, não o fez totalmente.
Senti que faltava ritmo ao livro. Se por um lado se lê muito bem, por outro sentimos que andamos para a frente nas páginas, mas que no enredo propriamente dito não. Isto também se deve ao subgénero a que pertence este livro, ao contrário dos policiais, que vão sempre aparecendo novas pistas, estes thrillers mais psicológicos, ou também considerados domésticos, têm um ritmo mais lento e atento em pormenores. O que faz com que andemos constantemente sempre em redor da verdade
sem nunca lá chegar.
Além disso a história é contada sob o ponto de vista
das 4 personagens, em capítulos alternados com cada uma, por um lado acabamos sempre por ver o que vai na mente daquela personagem acerca de determinados acontecimentos, por outro todas elas têm o hábito de se retrai nos
seus pensamentos e não se desvenda nada. Talvez se fosse apenas no ponto de
vista de um, as coisas fossem diferentes.
Quanto às personagens, achei a Lisa muito tonta, enganável, não gostei propriamente dela, nem de
nenhuma das personagens, não me consegui ligar com elas, não criei empatia. Lembram-me aqueles amigos que à frente são muito unidos, mas que por detrás nada disso acontece.
Todavia
nem tudo é mau, gostei do twist final, foi algo imprevisível, e que não esperava. Durante todo o livro somos deixados completamente à nora em relação a quem é o assassino. Mas o que nos leva às páginas finais é de deixar o leitor de boca aberta, e é nas últimas 100 páginas a coisa começou a ganhar fôlego e ficou
substancialmente melhor e mais cativante, o que me levou às 3,5 estrelas,
mesmo assim a forma como terminou o deixou a desejar, faltou mais umas linhas para deixar a história completamente fechada.
Em
suma, é um livro que recomendo aos fãs de thrillers psicológicos ou domésticos.
É um livro que nos deixa na dúvida até às últimas páginas.
Classificação
Leitura com Apoio
Edições Pelo Mundo Fora
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.