Este é talvez dos livros mais difíceis de escrever opinião, porque não sei por onde começar.
Este livro é composto por 16 contos de 16 autores diferentes. A editora anunciou a publicação da antologia, e abriu submissões para contos, o tem era sangue, e foram escolhidos os melhores.
No ano passado eu entrevistei os 16 para o blogue, por isso passa pelas entrevistas para conheceres melhor os autores por detrás dos livros, e também para veres que livros eles recomendam, de acordo com este livro.
O tema central destes contos é o sangue. Foi-me dada a ideia que seria um livro de terror, não achei. Obviamente não é um livro cor-de-rosa, cheio de romance, mas também não é terro puro. À exceção de um conto, mas já lá vamos.
De todos os autores eu só conhecia uma, a Lívia Borges, de quem tinha lido recentemente o livro “Abelterium”, os restantes foram uma surpresa.
No geral gostei. São contos pequenos, que nos fazem entrar rapidamente na história, e que nos mantém entretidos para continuar a ler até terminar o livro. É estranho o facto de constantemente mudarmos o género de escrita, cada autor escreve à sua maneira, mas lê-se muito bem.
Como eu disse temos contos para todos os gostos, mas no geral, preparem-se para coisas mais próximas dos thrillers, e temos um que eu não consegui ler. Foi na diagonal porque só de pensar nele me dá vómitos, ainda agora. Ao pensar naquilo, o meu estomago começa às voltas. E foi o último do livro, e chama-se A Capoeira. Horrível, no sentido de macabro, porque de resto pareceu-me bem construído (como disse, foi uma leitura na diagonal). Contudo foi o que me ficou marcado na mente quando penso neste livro.
Recomendo este livro para quem gosta de thrillers, de terror (mesmo não sendo um livro inteiramente de terror), para quem tem um bom estomago, é essencial. Mas acho que vão gostar!
Leitura com Apoio
Classificação
Sobre o Livro
Sangue: uma antologia portuguesa
ISBN: 9789899112070
Edição: 09-2022
Editor: Trebaruna
Páginas: 189
Género: Conto, Terror
Compre
Wook
Bertrand
Goodreads: 4,42✯(aqui)
Sinopse
Sangue (latim sanguis, -inis) nome masculino
1. Líquido espesso, ordinariamente vermelho, que circula pelas artérias e veias;
2. Princípio de existência, de força, de entusiasmo, de atividade = Vida;
3. Grupo de indivíduos que têm um ancestral comum = Família;
4. Geração;
5. Violência, agressão, carnificina;
6. Natureza;
7. Carácter, índole;
8. Vigor, energia, ânimo;
9. Sentimento efusivo e ardente;
10. Origem social ou geográfica comum a um grupo de pessoas;
11. Menstruação.
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.