Sem Amor, um romance de Alice Oseman, apresenta uma jornada pelas complexidades da identidade e da autoaceitação, centrada na vida de Georgia, uma jovem que nunca se apaixonou, nunca teve um fraquinho por ninguém e nunca beijou outra pessoa. A narrativa explora temas como a assexualidade, a arromanticidade e a busca por amor e aceitação.
A minha experiência com este livro foi desafiadora. A narrativa desenrola-se de forma muito lenta e, em alguns momentos, a leitura se tornou uma tarefa árdua. O ritmo lento da história contribuiu para que a conclusão demorasse muito mais do que o esperado.
Apesar dos desafios em relação ao ritmo da narrativa, o livro oferece uma importante exploração de questões relacionadas com a identidade e o amor. A protagonista, Georgia, é alguém com quem muitos leitores podem se identificar, especialmente no que diz respeito a desejar passar despercebido, mas também desejar ter de vez enquanto o papel principal. A luta de Georgia para entender a sua assexualidade e arromanticidade é abordada de forma sensível e detalhada, tornando este livro valioso para jovens que também estão explorando esses aspetos da sua identidade.
No entanto, a dinâmica das amizades de Georgia com Pip e Jason deixou um pouco a desejar. Pip, em particular, a melhor amiga, considero que no momento que a Georgia mais precisava ela não esteve, e de todas as pessoas na história devia ser a primeira a apoiar. O Jason foi apanhado na teia, mas acima de tudo percebeu e aceitou muito mais rapidamente.
No geral, Sem Amor é uma história que aborda temas importantes de identidade e aceitação, especialmente para jovens que estão a explorar a sua própria sexualidade e romance. Embora a narrativa seja maçante em alguns, o livro ainda tem valor na forma como aborda as complexidades da identidade e do amor verdadeiro que não se limita apenas ao romântico. Este livro pode ser um recurso útil para leitores que procuram compreender melhor a assexualidade e a arromanticidade, temas muito pouco abordados na sociedade em geral.
Classificação
Sobre o Livro
Sem Amor da Alice Oseman
(Osemanverse #11)
ISBN: 9789899096967
Edição: 09-2022
Editor: Desrotina
Páginas: 416
Género: Romance LGBTQI
Goodreads: 4,20✯(aqui)
Compre:
Wook
Bertrand
Sinopse
Nunca tive um fraquinho por ninguém.
Nem por rapazes, nem por raparigas, ninguém.
O que haverá de errado comigo?
Georgia nunca se apaixonou, nunca beijou ninguém, nunca teve um fraquinho, mas, como uma romântica obcecada por fanfics, tem a certeza de que um dia encontrará a pessoa certa.
Acabadinha de entrar na Universidade de Durham, em Inglaterra, na companhia dos seus amigos Pip e Jason, numa cidade que lhe é estranha e muito longe de casa, ela sente-se finalmente pronta para um relacionamento.
Mas quando o seu plano de romance causa estragos entre os seus amigos, Georgia acaba na sua própria comédia de erros digna de Shakespeare e, os seus sonhos e pesadelos, baralhados pela proximidade tensa com outra rapariga queer, vão causando inesperados estragos.
Estará destinada a ficar sozinha? Terá andado demasiado tempo à procura da coisa errada?
Sofrendo o enorme peso dos rótulos de assexualidade e arromanticidade, Georgia fica ainda mais incerta a respeito do que sente e começa a questionar por que razão, afinal, parece o amor ser tão fácil para os outros, se é tão difícil para ela.
Esta história sábia e calorosa sobre identidade e autoaceitação revela a imponente escrita de Alice Oseman numa jornada para aceitar que o amor verdadeiro não se limita ao romântico.
P.S: Este post contém links de afiliados. Para saber mais sobre clique aqui.